21.2 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Funcionário administrativo da Planova está internado em Guanambi com Covid-19

Mais Lidas

Um funcionário das obras de rede de transmissão de energia da empresa Planova está internado no Hospital Nova Aliança, em Guanambi, recebendo cuidados médicos devido às complicações da Covid-19.

O diagnóstico foi feito por meio da realização de um teste rápido, confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Urandi, onde provavelmente ocorreu a contaminação. Conforme apurado pela Agência Sertão, o paciente é um homem de mais de 60 anos, com funções de gestão administrativa na empresa. Ele vinha apresentando sintomas da doença nos últimos dias e procurou atendimento na rede privada. Detalhes sobre o estado de saúde não foram divulgados. Este foi o terceiro caso confirmado por meio de teste rápido entre funcionários da empresa em Urandi.

A reportagem apurou também que ele aguardava regulação para ser transferido para o Hospital Geral de Guanambi (HGG) na noite deste domingo (17). Além disso, técnicos da unidade local do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA), coletaram material para confirmação do diagnóstico.

Desde de sexta-feira (15), um surto de contaminação pelo novo coronavírus foi detectado entre operários da empresa. O primeiro caso foi confirmado no início da semana por meio de um teste rápido e posteriormente por um exame no Lacen/BA, em Salvador. O paciente é morador de Urandi, mas ficava alojado em Guanambi durante a semana.

Após a confirmação do resultado positivo, os 120 homens alojados em uma pousada alugada pela empresa, localizada no bairro Belo Horizonte, foram submetidos a um teste rápido fornecido pela Planova, dos quais, 16 testaram positivo.

A empresa comunicou o problema à secretaria de Saúde do município e uma equipe da Vigilância Epidemiológica foi ao local, onde reaplicou os testes rápidos oficiais nestes que testaram positivo, sendo que 13 foram confirmados com o coronavírus. Dos 13, três apresentavam sintomas leves e tiveram resultado que aponta que os pacientes estão na fase ativa da doença, os demais teriam se recuperado sem apresentar sintomas. Novas amostras foram coletadas e enviadas ao Lacen/BA, onde aguarda análises.

A Vigilância Epidemiológica determinou que todos os ocupantes do alojamento devem permanecer em quarentena para evitar a propagação do vírus. No entanto, moradores vizinhos ao alojamento afirmaram que alguns dos alojados foram embora na noite desta sexta-feira. Um áudio atribuído a um motorista da empresa, divulgado nas redes sociais, afirma que alguns trabalhadores que moram em cidades vizinhas voltaram para suas casas.

A Planova emitiu um comunicado à população de Urandi, onde afirma que está monitorando e oferecendo assistência a todos os trabalhadores, além aplicar o teste a todos e promover medidas para impedir a disseminação do vírus para outros trabalhadores e para a comunidade.

O comunicado diz que o surto começou em um trabalhador da região, que não esteve em viagem para outros estados. No entanto, segundo apurado pela Agência Sertão, os resultados dos testes rápidos apontam que o único morador da região testado com a doença, provavelmente contraiu o vírus depois de outros colegas moradores de outras regiões, sendo que alguns deles encontram-se em estado tardio da doença.

A secretaria de Saúde e Urandi também acredita que a contaminação inicial começou em outra região.

A Agência Sertão tentou contato com a Planova por meio do telefone disponibilizado no site da empresa, no entanto, a companhia telefônica informou que o telefone estava indisponível. Um e-mail também foi enviado à empresa na manhã deste sábado (16), e até o fechamento desta matéria, os questionamentos não foram respondidos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas