Residentes e funcionários do “Lar dos Velhinhos” testaram negativo para o coronavírus

Os 48 residentes e os 26 funcionários da Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos  (Lar dos Velhinhos) foram testados para detecção do coronavírus (Covid-19) na última semana. A boa notícia é que todos os testes deram resultado negativo. Foram aplicados 72 testes rápidos e 2 exames laboratoriais (PR-PCR).

Os testes rápidos foram aplicados pela Vigilância Epidemiológica Municipal e os exames foram realizados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). A equipe de profissionais também realizou ações de orientação, monitoramento das Síndromes Gripais (SG) e atendimentos médicos.

Os resultados foram bastante comemorados pelos funcionários da instituição, que implantou protocolos rigorosos para combater a disseminação da doença no abrigo. Segundo Carlos Caroba, coordenador do “Lar dos Velhinhos, também foram feitos investimentos para o enfrentamento à Covid-19.

“Investimos recursos da instituição para adequar a instituição para proteger os idosos e funcionários. Foi necessária uma adequação física e aquisição de EPI’s. Estamos buscando doações, principalmente de produtos de limpezas e fraldas, para que nossos recursos sejam suficientes para impedir que a doença atinja nossos idosos e funcionários”, disse.

A entidade aprovou um Plano de Prevenção, com uma série de medidas para proteger os idosos da contaminação pelo vírus. Entre estas medidas está a suspensão de visitas e de estágios supervisionados e o cancelamento de eventos de todos os tipos. Também foram suspensas as férias de funcionários, com exceção daqueles enquadrados no chamado grupo de risco da Covid-19.

O plano ainda prevê o monitoramento de sintomas gripais entre os funcionários e sua imediata notificação junto à direção, para que as medidas de afastamento sejam tomadas.

Além disso, foi adotado um protocolo de entrada de pessoas no estabelecimento, sendo obrigatório o uso de máscaras de proteção e higienização eficiente das mãos. As roupas de trabalho devem ser colocadas e tiradas sempre nas dependências do abrigo, sendo vedada a entrada do profissional que chegar já com as vestimentas de trabalho.

Todas as compras, alimentos e materiais recebidos por meio de doações estão sendo higienizados antes de entrarem nas dependências do Lar de idosos.

Profissionais de saúde que trabalham em outros órgãos devem se afastar das atividades em caso de seu outro trabalho lhe colocar em contato com pessoas contaminadas pelo coronavírus.

As normas ainda preveem a suspensos todos os tratamentos eletivos de fisioterapia, psicologia, odontologia e similares feitas por profissionais não contratados pela Associação,  exceto aquelas avaliadas pela equipe médica voluntária de acordo com avaliação de necessidade e viabilidade.

Também fica proibido, enquanto durar os efeitos da pandemia, os processos de abrigamento de novos residentes, exceto em caso de decisão judicial.

Doações ao Lar dos Velhinhos

A Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos está precisando de doações de materiais de limpeza e fraldas. Doações em dinheiro podem ser direcionadas à conta poupança abaixo:

Banco do Brasil
Agência: 0923-7
Conta Poupança: 38854-8
Variação 51

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile