Policial

Valec e Exército firmam parceria para execução de trecho de 20 km da Fiol no Oeste da Bahia

Publicado por
Compartilhado

Uma reunião entre representantes da Valec e do Quartel General do exército foi realizada nesta quarta-feira (27), para tratar do início da participação dos militares nas obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Segundo a Valec, a expectativa é que o contrato da parceria seja assinado em até 60 dias e que a obra seja retomada já no início de agosto.

A corporação assumirá o trecho 1 do Lote 6, que fica entre as cidades de Correntina e Santa Maria da Vitória, ambas na Bahia. Nesta primeira fase, o Batalhão de Engenharia do Exército deverá executar aproximadamente 20 quilômetros da obra. Com a parceria, o Exército voltará a fazer parta da construção de uma grande ferrovia no Brasil após 25 anos. A última participação da corporação ocorreu na construção da Ferroeste, entre os anos de 1993 a 1995.

Para o chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, general Claudio Coscia Moura, a participação da instituição na Fiol será essencial para a infraestrutura do país. “Tenho certeza de que essa será uma grande parceria, além de muito importante para o fortalecimento da tropa na participação de obras ferroviárias. Estamos ansiosos para contribuir com o desenvolvimento do Brasil”, ratificou.

De acordo com o diretor-presidente da Valec, Andre Kuhn, a entrada do Exército dará ainda um novo ritmo à execução dos trabalhos, além de ajudar na capacitação da tropa de Engenharia. “Essa participação será essencial para o cumprimento das metas de conclusão da Fiol”, pontuou.

O secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa, ressaltou o empenho do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em fazer com que as obras sejam retomadas com a maior brevidade. “A decisão já foi tomada, e faremos todo o possível para agilizar o início. O Ministério e a Valec estão empenhados em viabilizar esse processo”, ressaltou.

Nesta segunda-feira, 1º de junho, uma nova reunião entre as equipes técnicas da Valec e do Exército dará continuidade à discussão sobre o detalhamento do projeto e o plano de execução das obras.

As obras deverão ser executadas pelo  4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC), de Barreiras, na Bahia, e o 2º Batalhão Ferroviário, de Araguari, em Minas Gerais.

Viagem à Fiol – Em visita ao canteiro de obras na semana passada, Tarcísio de Freitas anunciou que o Exército iria assumir parte das obras da Fiol. O ministro visitou trechos do empreendimento junto ao secretário Executivo da pasta, Marcelo Sampaio, e o diretor-presidente da Valec Engenharia, André Kuhn, acompanhado por técnicos das instituições.

A Fiol

A Fiol terá 1527 km de extensão e ligará o futuro porto de Ilhéus (no litoral baiano) a Figueirópolis (em Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte Sul. As obras do trecho 1, que liga Ilhéus a Caetité, são as que possuem cronograma mais avançado.

De acordo com o último boletim da Valec, de julho de 2019, este trecho tinha 74% das obras concluídas. Já trecho 2, de Caetité a Barreiras, o percentual concluído atá a mesma data era de 36%. O trecho 3, entre Barreiras e Figueirópolis ainda não saiu do papel.

As obras foram iniciadas em 2013 e tinha o prazo de conclusão para 2016, no entanto, houve muitos contratempos, como problemas com as empresas executoras e corte de recursos por parte do governo.

Em Guanambi, onde está localizado o canteiro de obras do Lote 5, as obras foram incrementadas no final de 2018, no entanto, no segundo semestre de 2019, os recursos deixaram de ser liberados na mesma velocidade e o quadro de trabalhadores foi reduzido à metade.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 1 de junho de 2020 16:06

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio