Guanambi registra mais três casos de coronavírus nesta terça-feira, total chega a 62

Foto: Edu Vale/Agência Sertão

Após dois dias sem registros, Guanambi voltou a registrar novos casos de coronavírus nesta terça-feira (9). Com os três novos casos registrados, agora são 62 confirmações da doença, sendo que 24 são considerados curados e 38 permanecem ativos.

São 55 homens e 7 mulheres, sendo que a maior incidência da contaminação é em pessoas de 30 a 39 anos, 24 no total e de 40 a 59 anos, 22 casos. Há ainda 12 pacientes com idade de 20 a 29 anos, 2 com mais de 60, 1 entre 0 e 9 anos e 1 entre 10 e 19 anos.

A Secretaria de Saúde informou que nenhum paciente evoluiu para a forma mais grave da doença e que todos os casos ativos estão sendo acompanhados pelos profissionais da Atenção Básica, que realizam ligações diariamente durante 14 dias a esses pacientes com o intuito de monitorar os sintomas e fornecer orientações.

Os três novos casos foram registrados nos bairros BNH, Sandoval Morais e Leolina de Sá. Foram duas mulheres e um homem, sendo um com idade entre 20 e 29 anos e dois com idade entre 40 e 49 anos. Dois diagnósticos foram realizados via aplicação de testes rápidos e o outro por meio de exame laboratorial.

A pasta informa ainda que 1.150 casos de Síndromes Gripais (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) foram notificados pelo município. Dentre esses, alguns entram nos critérios para exames da Covid-19. Segundo o Lacen-BA, entre os notificados, o município realizou 176 coletas de swab nasofaríngeo para exames de RT-PCR, dos quais 153 tiveram resultados negativos, 09 positivos e 11 aguardando resultados.

De acordo com dados coletados no Esus VE, o município de Guanambi realizou até a data atual 633 Testes Rápidos para Covid-19, sendo 53 Positivos. Foram testados 156 profissionais de saúde, 5 profissionais de Segurança Pública e 72 idosos e profissionais da Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos, todos negativos.

Além disso, uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Ibope realizou no município duas rodadas de testes no município, testando ao todo 500 pessoas, não encontrando nenhum resultado positivo.

Dos casos confirmados, 33 ocorreram no Bairro Belo Horizonte (todos em trabalhadores alojados em uma pousada), 3 no BNH, 2 no Alto Caiçara, 2 no Bela Vista, 2 no Beija Flor, 2 no Jardim São João, 2 no Vomitamel, 2 no São Francisco, 2 no Sandoval Moraes, 2 em Morrinhos, 1 no Alvorada, 1 no Bom Jesus, 1 no Brindes, 1 no Centro, 1 no Ipiranga, 1 no Leolina de Sá, 1 no Monte Pascoal, 1 no Renascer, 1 no Residencial dos Pássaros e 1 no Santo Antônio, onde medidas de distanciamento e práticas de higiene devem ser redobradas.

Até o momento, três profissionais de saúde testaram Positivo para a Covid-19. No Pronto Atendimento de Guanambi, foram atendidas 259 pessoas com Síndromes Gripais. A secretaria está fornecendo atendimentos e tele atendimentos psicológicos aos pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Até o momento foram realizados 62 atendimentos.

A prefeitura frisa ainda que as barreiras sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 178.991 veículos e 395.050 pessoas. Dessas, 1199 pessoas vindas de área de risco estão sendo monitoradas, por 14 dias, pela Atenção Básica, com o intuito de captar pessoas que venham ter o aparecimento de sintomas. Sendo importante ressaltar, que 4.029 pessoas receberam alta pelo monitoramento.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile