Processo de impeachment contra prefeito é acatado por vereadores de Brumado.

Publicado por
Compartilhado

A maioria dos vereados de Brumado votou favorável à admissibilidade do processo de impeachment contra o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). A votação que definiu a abertura do processo foi aberta na noite desta segunda-feira (6).

Eram necessários 7 votos para a aprovação do pedido que foi aprovado por 9 votos favoráveis a 4 contrários. Uma comissão formada por vereadores  por meio de sorteio será responsável pela investigação da denúncia. Cabe a eles julgar se a denúncia se confirma, ou seja, se houve crime de responsabilidade.

Após o fim dos trabalhos da comissão, os vereadores decidirão se o atual gestor deve ou não continuar no cargo. Neste caso será preciso que pelo menos 2/3 dos vereadores votem pela cassação, ou seja, os 9 vereadores que votaram pela abertura do processo deverão manter o voto contro o prefeito para que o impeachment seja aprovado.

O pedido de impeachment foi apresentado pela Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib). A entidade acusa o prefeito de irregularidades na utilização de precatórios do Fundef. O gestor municipal teria usado os recursos exclusivos para a educação para reforma de estradas vicinais.

O vereador José Santos, conhecido como Santinho (PSB), é líder do governo na casa legislativa. Em defesa do prefeito ele argumenta que a Justiça Federal autorizou o uso da verba de precatórios do Fundef nas obras de construção e melhorias das estradas utilizadas no transporte dos alunos às escolas. “

Nós temos fundamento para que não seja aceito o pedido de impeachment. A denúncia feita pela Aucib, esse órgão que tem tentado diuturnamente destruir a gestão do governo de Eduardo, é mais uma forma política de trabalhar tentando não dar continuidade a essa gestão. Eles são oposição ferrenha a essa gestão. Tem jogo de interesse político no meio”, destacou.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar afirmou que “a Câmara não vai ser conivente com uma ação maléfica que quer prejudicar o desenvolvimento do município”.

Como votaram os vereadores

A favor da abertura do processo: Edmilson Aguiar (PV), Elias Piau (PV), Girson Lêdo (PSDB), Ilka Abreu (PR), Leonardo Vasconcelos (PDT), Luiz Carlos Palito (PSD), Reinaldo Brito (PSB), Zé Ribeiro (PT)  e Wanderley Amorim (PDT).

Contrários à abertura do processo: Lia Teixeira (PDT), Gláudson Dias (PDT), Zé Carlos de Jonas (PT) e José Santos (PTC).

Esta postagem foi publicada em 7 de julho de 2020 06:52

Publicado por
Marcar Brumado

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024