Bahia

Embasa utilizou água de Ceraíma para abastecer Guanambi durante realização de serviço emergencial

Publicado por
Compartilhado

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) emitiu nota de esclarecimento informando que usou água da barragem de Ceraíma para abastecer a cidade de Guanambi durante a realização do último serviço emergencial na adutora do algodão, nos dias 27 e 28 de junho, período em que o abastecimento pelas águas do rio São Francisco ficou completamente suspenso.

A empresa informou ainda que abastecimento de água foi normalizado no último dia 30 em Guanambi, Iuiu, Palmas de Monte Alto, Matina e Candiba, bem como dos Distritos de Mutans e Pajeú dos Ventos (Caetité), ambas atendidas pela Adutora do Algodão.

Segundo a Embasa, o Sistema Ceraíma garantiu continuidade do abastecimento em Guanambi. A capacidade de funcionamento foi ampliada para garantir a oferta de 50% da água tratada fornecida em Guanambi e manter o abastecimento parcial da cidade até a conclusão do serviço emergencial.

A Embasa disse ainda que a eficácia desta medida evitou o colapso no abastecimento durante a paralisação da Adutora do Algodão e constatou que o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) possui segurança hídrica para ultrapassar momentos emergenciais, ressaltando a importância do sistema Ceraíma para o abastecimento de Guanambi, que atualmente conta com a Adutora do Algodão (Rio São Francisco) como fonte principal.

Inaugurada em 2012, a Adutora do Algodão leva água para os município da região de Guanambi. A água é captada no rio São Francisco, no município de Malhada, onde passa por tratamento antes de ser distribuídas para os sistemas dos municípios e distritos beneficiados.

Além das águas do Velho Chico, o SIAA conta com reforço no abastecimento com a captação de água na barragem de Ceraíma, especialmente para abastecer as localidades da segunda etapa da adutora, como a sede do município de Caetité e dos distritos de Maniaçu, Lagoa de Dentro e Lagoa de Fora. Uma terceira etapa está sendo viabilizada para atender o município de Lagoa Real e Ibitira, distrito de Rio do Antônio.

Além de contribuir com o abastecimento humano, a barragem de Ceraíma fornece água para comunidades vizinhas e para o perímetro irrigado, reativado no ano passado. As águas da barragem irrigam os lotes de mais de 110 produtores de frutas, verduras e hortaliças do distrito.

A barragem atingiu seu nível máximo em abril deste ano após chuvas expressivas nas cabeceiras do rio Carnaíba de Dentro e seus afluentes. O feito havia sido registrado pela última vez em 1992. Com o início do período seco, o nível da barragem começou a baixar e atualmente está a pouco mais de meio metro do sangradouro.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 7 de julho de 2020 18:53

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio