O sistema de notificações de casos da Covid-19 foi alimentado erroneamente ao atribuir a morte de um paciente de Igaporã ao município de Guanambi. A vítima veio à óbito na última terça-feira (7), em um hospital privado de Vitória da Conquista.

A informação errada apareceu no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) desta quarta-feira (9). Técnicos do Núcleo Regional de Saúde e da vigilância epidemiológica municipal constataram o erro na manhã desta quinta-feira.

Segundo informado à Agência Sertão, o erro aconteceu no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe). O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Sesab informou que já foi feita a alteração no endereço. A correção deverá ser publicada no próximo boletim.

Além do endereço, há ainda divergência quanto à idade da vítima. Segundo boletim da prefeitura de Igaporã, o homem tinha 54 anos e não 64 como informado pela Sesab. O sistema de informações sobre Covid-19 do Ministério da Saúde também informou equivocadamente o óbito, pois também importa dados do Sivep-Gripe para suas estatísticas.

 

A vítima foi Marivaldo Alves Fernandes. Ele fazia tratamento de saúde em Vitória da Conquista e a suspeita é de que ele tenha contraído a doença lá. Segundo o boletim, ele tinha hipertensão arterial, doença cardiovascular e doença do sistema nervoso.

Dois profissionais de saúde do município, a sua esposa Aparecida Fagundes, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, e uma sobrinha também contraíram o vírus e desenvolveram sintomas leves da Covid-19.

Em Guanambi, 113 pessoas contraíram o coronavírus, dos quais 88 já são considerados recuperados e outros 25 ainda continuam ativos com a doença. Não há óbitos registrados.

Está não foi a primeira vez que um caso da Covid-19 entrou de maneira equivocada nas estatísticas da Sesab relativas ao município de Guanambi. Em abril, uma guanambiense residente em Salvador informou o endereço de nascimento ao testar positivo para o coronavírus. A informação foi corrigida em boletins posteriores.

Responder

Por favor, escreva seu comentário
Digite seu nome aqui