Anúncio
Bahia

Sesab atribuiu óbito por Covid-19 erroneamente a Guanambi

Compartilhado
Anúncio

O sistema de notificações de casos da Covid-19 foi alimentado erroneamente ao atribuir a morte de um paciente de Igaporã ao município de Guanambi. A vítima veio à óbito na última terça-feira (7), em um hospital privado de Vitória da Conquista.

A informação errada apareceu no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) desta quarta-feira (9). Técnicos do Núcleo Regional de Saúde e da vigilância epidemiológica municipal constataram o erro na manhã desta quinta-feira.

Segundo informado à Agência Sertão, o erro aconteceu no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe). O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Sesab informou que já foi feita a alteração no endereço. A correção deverá ser publicada no próximo boletim.

Além do endereço, há ainda divergência quanto à idade da vítima. Segundo boletim da prefeitura de Igaporã, o homem tinha 54 anos e não 64 como informado pela Sesab. O sistema de informações sobre Covid-19 do Ministério da Saúde também informou equivocadamente o óbito, pois também importa dados do Sivep-Gripe para suas estatísticas.

 

A vítima foi Marivaldo Alves Fernandes. Ele fazia tratamento de saúde em Vitória da Conquista e a suspeita é de que ele tenha contraído a doença lá. Segundo o boletim, ele tinha hipertensão arterial, doença cardiovascular e doença do sistema nervoso.

Dois profissionais de saúde do município, a sua esposa Aparecida Fagundes, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, e uma sobrinha também contraíram o vírus e desenvolveram sintomas leves da Covid-19.

Em Guanambi, 113 pessoas contraíram o coronavírus, dos quais 88 já são considerados recuperados e outros 25 ainda continuam ativos com a doença. Não há óbitos registrados.

Anúncio

Está não foi a primeira vez que um caso da Covid-19 entrou de maneira equivocada nas estatísticas da Sesab relativas ao município de Guanambi. Em abril, uma guanambiense residente em Salvador informou o endereço de nascimento ao testar positivo para o coronavírus. A informação foi corrigida em boletins posteriores.

Anúncio
Anúncio

Publicado por

Notícias recentes

Arraiá da Conquista 2024 será lançando na próxima segunda-feira

Na próxima segunda-feira (29), às 18h, na Casa Memorial Governador Régis Pacheco, a Prefeitura de…

26 de abril de 2024

53ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista foi lançada oficialmente

A Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) anunciou nesta quinta-feira (25), durante cerimônia de lançamento oficial…

26 de abril de 2024

Salvador e mais 90 municípios continuam em alerta laranja para chuvas intensas no fim de semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos…

26 de abril de 2024

Bahia adere a programa federal voltado à inclusão de pessoas com deficiência

Foi realizado nesta terça-feira (23), uma sessão solene que formaliza a adesão do estado da…

26 de abril de 2024

Bolsa Família e Auxílio Gás são pagos nesta sexta a beneficiários com NIS de final 8

Nesta sexta-feira (26) a Caixa Econômica Federal paga a parcela de abril do Bolsa Família…

26 de abril de 2024

Fóssil de espécie de caranguejo que viveu há 20 milhões de anos foi identificado no Brasil

O Museu de Ciências da Terra (MCTer) informou nesta quinta-feira (25) que em um estudo…

26 de abril de 2024