33.1 C
Guanambi
25.5 C
Vitória da Conquista

Uesb aprova Doutorado em Ensino

Mais Lidas

Quatro anos após sua aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGen) da Uesb dá mais um passo importante ao aprovar um curso de Doutorado, com funcionamento no campus de Vitória da Conquista. Em parceria com outras seis instituições de ensino superior, o Programa integra a Rede Nordeste de Ensino (Renoen) e já prevê seleção para os primeiros doutorandos ainda neste ano.

Assim como o Mestrado, já ofertado pelo Programa, o Doutorado em Ensino terá área de concentração em “Ensino, Currículo e Processos de Ensino-aprendizagem”, com pesquisas desenvolvidas em duas linhas: “Ensino, currículo e cultura” e “Práticas pedagógicas no ensino de Ciências e Matemática”. Os candidatos concorrerão às vagas em um dos polos da Rede, no qual acompanharão as aulas e serão diplomados. É possível, ainda, que os discentes cursem disciplinas nos diferentes polos ao decorrer do curso. Com o Edital previsto para este ano, as aulas do Doutorado devem ter início em 2021.

A aprovação do novo curso coloca a Uesb em destaque quando o assunto é pós-graduação na área de Ensino da Bahia. Segundo o professor Benedito Gonçalves Eugênio, coordenador do Programa, “o Doutorado em Ensino contribuirá para a formação de professores da Educação Básica e Superior da região e, junto com o Doutorado em Educação Científica e Formação de Professores do campus de Jequié, põe a Uesb em posição de destaque no cenário estadual, tendo em vista que tínhamos apenas um doutorado na área, localizado em Salvador”, aponta.

Sobre o Programa – Desde 2016, quando foi aprovado na Capes, o PPGen trabalha com o objetivo de contribuir com a melhoria da formação de professores da Educação Básica e Superior, nas diferentes áreas de conhecimento. Até o momento, já foram titulados 52 mestres e 61 profissionais seguem desenvolvendo suas pesquisas e formação no mestrado.

O Programa faz parte da Rede Nordeste de Ensino ao lado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Via Ascom Uesb

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas