21.2 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Urandi libera bares e academias na sede e faz lockdown em comunidades rurais

Mais Lidas

A prefeitura de Urandi editou um novo decreto flexibilizando as medidas restritivas de combate ao coronavírus. A partir desta quarta-feira (22), bares, restaurantes e academias poderão funcionar na cidade.

No entanto, a doença ainda preocupa no município, sobretudo em algumas comunidades rurais. Depois de zerar o número de casos ativos na última quarta-feira (15), 24 novos casos foram confirmados, todos na zona rural. Não há casos ativos na sede.

Por essa razão, foi decretado lockdown no Povoado de Cantinho, Flores, Núcleo I, Núcleo II, Estreito, Lagoa Grande, Cabeça do Porco e Caldeirão até o dia 31 julho.

A medida drástica ocorre após a secretaria de Saúde testar 77 moradores do Povoado de Cantinho e encontrar resultado positivo em 21 pessoas. A testagem na localidade aconteceu após pessoas vindas outros estados e seus contatos testarem positivo. No período de lockdown, os moradores das referidas comunidades só poderão sair de suas casas em razão de absoluta urgência.

Uma equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal foi deslocada para a região e está fazendo o trabalho de conscientização da população. No período noturno, a Polícia Militar irá auxiliar na fiscalização da medida.

Os novos casos foram detectados na primeira fase da aplicação da testagem em massa da população. Nos últimos dias, mais de 400 testes foram aplicados. Os teste estão sendo aplicados preferencialmente em profissionais de saúde, pessoas que chegaram de viagem, pessoas que tiveram contato com quem testou positivo, entre outras. Serão aplicados 1.700 testes, o que representa cerca de 10% da população de Urandi.

Até esta terça-feira (22), Urandi registrava 154 casos de confirmados de coronavírus. Deste total 129 pacientes são considerados recuperados, dois foram a óbito e 24 permanecem ativos com a doença. O primeiro caso foi registrado no começo de maio.

Abertura de Bares e restaurantes

Restaurantes, Bares, e Lanchonetes de Urandi poderão funcionar com até 50% da capacidade instalada, com mesas para 4 pessoas e raio de 2,0 metros de distância, entrega em domicílio e disponibilizando no local a retirada de alimentos prontos e embalados para consumo, sem que haja aglomeração de clientes aguardando atendimento.

Além disso, todos os presentes devem utilizar máscara de proteção respiratória quando não
tiverem se alimentando. Para funcionar, o estabelecimento deve ser arejado e as janelas e portas devem estar abertas e os ventiladores/ar condicionados desligados. Também deve ser disponibilizado lavatório para as mãos (com água abundante, sabão líquido, papel toalha) bem como álcool em gel 70%.

Os estabelecimentos estão autorizados a funcionar até ás 22h, não sendo permitido som automotivo e/ou de qualquer natureza nas dependências do ambiente e em praças/espaços públicos durante o período de validade do Decreto. Além disso, todos os garçons, atendentes e proprietários deverão permanecer durante todo o período de trabalho com máscaras e atendendo ao protocolo já estabelecido anteriormente da etiqueta respiratória.

Funcionamento de Academias

Academias de Ginástica e Estabelecimentos de Condicionamento Físico funcionarão com até 50% da capacidade instalada. É obrigatório que todos os presentes utilizem máscara de proteção respiratória. Os estabelecimentos devem ser arejados e as janelas e portas devem estar abertas e os ventiladores/ar condicionados desligados.

Os proprietários devem disponibilizar lavatório para as mãos (com água abundante, sabão líquido, papel toalha) bem como álcool em gel 70% e o o funcionamento deve obedecer às normas de vigilância e se encerrar às 22h, sendo vedadas as aglomerações de qualquer natureza nas dependências da academia e os horários e nomes dos alunos devem estar em local visível para consulta dos fiscais sanitários, com prática das atividades agendados e limitados a até 7 alunos por vez, com limite máximo de 1 hora de treino.

Além disso, bebedouros devem estar isolados, e cada aluno leve sua garrafa individual. As pessoas com comorbidades e acima de 60 anos não devem praticar seus treinamentos neste período, devendo desenvolver suas atividades em casa. Não será permitido o compartilhamento de objetos pessoais e as atividades com contato físico devem permanecer suspensas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas