A secretaria de Saúde de Guanambi divulgou o mais recente boletim epidemiológico da Covid-19 no início da noite deste domingo (26). Cinco novos casos foram confirmados, quatro por meio da realização de exame laboratorial (RT-PCR) e um por aplicação de teste rápido.
O número de pacientes recuperados subiu de 134 para 135 e de casos ativos subiu de 32 para 36, de um total de 171 casos. São 50 pacientes aguardando resultado dos exames laboratoriais.
Os novos casos foram detectados em dois pacientes do sexo feminino e três do sexo masculino. Um na faixa de 20 a 29 anos, dois na faixa de 30 a 39 anos, um de 40 a 59 anos e um com mais de 60 anos. Todos apresentam sintomas da doença como febre, tosse, dor de garganta, dispneia e falta ou perda do paladar e olfato. Um deles possui comorbidades.
Eles são moradores dos bairros Sandoval Moraes (2), Morada Nova (2) e Paraíso. Um dos pacientes é médico.
O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) analisou 20 exames nas últimas 24 horas e 16 tiveram resultado negativo. Desde o início da pandemia, 565 casos suspeitos foram descartados. Outros 86 tiveram resultado positivo. Já os testes rápidos detectaram 85 positivos e 2.339 negativos.
Na última semana foram 25 novos casos registrados, maior número desde o surgimento dos primeiros casos. Nas duas semanas anteriores foram registrados 21 casos em cada. Devido ao aumento dos casos, a prefeitura de Guanambi determinou o fechamento do comércio considerado não essencial a partir da próxima terça-feira (28).
O pronto atendimento médico dedicado ao tratamento da Covid-19 já atendeu 1.119 pessoas com Síndromes Gripais. No local foram realizados 366 testes rápidos, 322 exames laboratoriais e 33 exames de Raio-X e uma tomografia. Desde o início da pandemia, 10 pacientes ficaram internados no local. Um pacientes está internado no Hospital de Campanha e aguarda transferência, outro teve alta neste domingo.
O boletim informa sobre a sintomologia da doença. Entre os infectados pelo coronavírus em Guanambi, 81 são ou foram assintomáticos e outros 90 desenvolveram sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dispneia e falta ou perca total do paladar e olfato.
Entre os infectados, 24 possuem comorbidades, sendo 62% do sexo masculino e 38% do sexo feminino.
Também foram divulgados dados sobre profissionais de saúde contaminados. Até o momento 35 trabalhadores desse setor contraíram o vírus, médicos (8) e técnicos de enfermagem (8) são os mais afetados.
Casos por bairros
41 Casos – Bairro Belo Horizonte
13 Casos – Bairro São Francisco
11 Casos – Bairro Vomitamel
09 Casos – Bairro Alvorada
07 casos – Bairro Novo Horizonte – Centro
06 casos – Bairro Santa Catarina
05 casos – Bairro Ipiranga, Bairro BNH, Bairro Sandoval Moraes
04 Casos – Bairro Residencial dos Pássaros
03 Casos – Bairro Beija Flor – Bairro Araújo – Bairro Brindes – Bairro Santo Antônio – Bairro Morada Nova – Bairro Paraíso
02 casos – – Bairro Alto Caiçara – Bairro Bela Vista – Bairro Bom Jesus – Bairro Jardim São João – Bairro São Sebastião
01 caso – – Bairro Candeal – Bairro Floresta – – Bairro Leolina de Sá – Bairro Liberdade – Bairro Loteamento Sandoval Moraes 2 – Bairro Monte Azul – Bairro Monte Pascoal – Bairro Renascer – Santa Luzia – Bairro Aeroporto Velho – Bairro Brasília – Bairro São Vicente – Bairro São José – Bairro Vila Nova – Bairro Maraba -Bairro Industrial – Sítio Vomitamel – Residencial Gurungas – Alazão
Zona Rural e Distritos
01 Zona Rural
03 Distrito de Morrinhos
06 Distrito de Mutãs
Nessas localidades, a secretaria de Saúde recomenda que as medidas de distanciamento e práticas de higiene sejam redobradas.
Monitoramento
A Atenção Básica tem orientado sobre a importância do isolamento social dos pacientes testados positivo e das pessoas que residem no mesmo domicilio, mesmo que assintomáticos, assim os profissionais da secretaria de saúde, realizam ligações diariamente durante 14 dias a esses pacientes com o intuito de monitorar os sintomas e orientações. Atendimentos e tele atendimentos psicológicos estão sendo ofertados aos pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde, até o momento foram realizados 217 atendimentos.
Nesta situação de enfrentamento à pandemia, as Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 306.098 veículos e 656.57 pessoas.
Ainda há 1.381 pessoas vindas de áreas de risco em monitoramento e 9.421 já receberam alta do monitoramento.