Anúncio

Vitória da Conquista registra mais de 6 mil notificações de Dengue, Zika e Chikungunya

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

A secretaria municipal de Saúde de Vitória da Conquista divulgou nesta segunda-feira (27) o mais recente boletim semanal das arbovirose. De janeiro a 24 de julho, o município registrou 6.110 casos suspeitos de Dengue, Zika e Chikungunya. Somente nos últimos sete dias foram 115 novas notificações.

Das 4.775 notificações de suspeita de Dengue, 2.351 foram confirmados, 622 foram descartados, 1.264 foram considerados inconclusivos e 536 ainda aguardam resultados dos exames. Duas pessoas morreram pelas complicações da dengue grave hemorrágica, um óbito suspeito foi descartado após o resultado do exame.

Anúncio
Fonte: Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista

Já a Zika teve 854 notificações com 10 casos confirmados e 68 descartados. Ainda há 212 casos aguardando resultados e 564 casos inconclusivos. A Chikungunya teve 481 notificações, sendo que 23 casos foram confirmados e 458 foram descartados. Nenhuma das duas doenças levou pacientes a óbito durante os sete primeiros meses do ano.

A coordenação do Centro de Controle de Endemias informou que houve uma diminuição dos casos inconclusivos de dengue, em relação ao boletim divulgado no dia 20 de julho. Isso ocorreu devido a uma atualização para encerramento de casos notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), que dá o prazo de 60 dias para que isso seja feito, com base no resultado laboratorial do paciente.

No entanto, os resultados têm levado, em média, 60 dias para serem divulgados e o próprio sistema acaba lançando os casos como inconclusivos, mas após a chegada dos resultados foram atualizadas as informações para o encerramento oficial com o resultado positivo ou negativos.

Além disso, a coordenação relata que após uma reavaliação das fichas de investigação, também houve uma redução de notificações de dengue por conta da duplicidade de notificações no SINAN, pois é comum ocorrer de um mesmo paciente procurar uma unidade de atendimento mais de uma vez durante o período sintomático de dengue e não comunicar sobre o primeiro atendimento. Com isso, ele é notificado novamente, gerando uma duplicidade da notificação que só é percebida após o lançamento no sistema.

Os bairros com mais casos notificados e confirmados de contaminação por Dengue, Zika e Chikungunya em Conquista, de acordo com informações do Centro de Controle de Endemias, são:

  • Cruzeiro: 759 notificados e 284 confirmados
  • Patagônia: 320 notificados e 137 confirmados
  • Alto Maron: 298 notificados e 148 confirmados
  • Centro: 242 notificados e 101 confirmados
  • Vila América: 339 notificados e 83 confirmados
  • Alto da Boa Vista: 219 notificados e 105 confirmados
  • Brasil: 249 notificados e 116 confirmados
  • Vila Elisa: 110 notificados e 31 conformados.

O Centro de Controle de Endemias ressalta que os trabalhos de combate ao mosquito seguem em ritmo intensificado com ações de controle e prevenção, como o fumacê realizado em mais de 30 localidades, bloqueios feitos com equipamento costal, limpeza de terrenos em áreas públicas e privadas, coleta de pneus, visitas dos agentes de endemias às residências com acesso pela lateral e tratamento de pontos estratégicos.

Anúncio

Além disso, a coordenação pede á população para contribuir no combate ao Aedes aegypti, com ações para evitar que a proliferação mosquito cresça, como a limpeza de quintais e lotes e eliminação de focos de água parada.

No caso do surgimento de sintomas característicos de dengue, zika ou chikungunya, a orientação é para procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de casa para ser notificado e receber atendimento médico. A população também pode fazer denúncias ou solicitar a visita dos agentes de endemias, por meio do número: (77) 3429-7421.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vitória da Conquista

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 27 de julho de 2020 23:19

Tiago Marques

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio