Bahia

Academias voltam atrás da decisão de reabrir e anunciam reunião com prefeito de Guanambi

Publicado por
Compartilhado

Após anunciar a reabertura de seus estabelecimentos para esta terça-feira (4), mesmo com proibição da prefeitura de Guanambi, representantes de seis academias da cidade emitiram uma nova nota no início da tarde desta segunda-feira (3), informando que irão se reunir com o prefeito Jairo Magalhães.

Na nova nota, os responsáveis informaram que a reunião será na manhã desta terça-feira e que irão aproveitar a oportunidade para reafirmar o compromisso com a saúde e reapresentar os protocolos de segurança, além de “fortalecer a importância da prática de regular de atividade física e dos profissionais de Educação Física perante a pandemia”.

Divulgação

No dia anterior, eles publicaram uma nota informando que iriam descumprir o decreto municipal, abrindo por conta própria suas academias. Eles justificaram que a prefeitura estava descriminado o setor, permitindo o funcionamento do comércio considerado não essencial e não permitindo o funcionamento de seus estabelecimentos, que seriam promotores da saúde.

Mesmo antes da reunião e de uma posição oficial do prefeito, a nota afirma que as academias anunciarão a data exata de abertura após o encontro. “Fiquemos no aguardo da reunião para informamos a data exata do retorno das nossas atividades”, diz.

No dia 24 de julho, a prefeitura de Guanambi decretou o fechamento do comércio não essencial a partir do dia 28. No entanto, boa parte dos comerciantes não respeitou a norma e abriu seus comércios normalmente. A prefeitura não informou se aplicou sanções aos estabelecimentos que descumpriram o decreto.

Na última sexta-feira (31), a prefeitura emitiu um novo decreto permitindo o retorno das atividades de lojas, salões de beleza e centros de estética. Bares, restaurantes e lanchonetes continuaram com funcionamento permitido apenas por meio de serviço de entrega. Hotéis, pousadas e motéis também estão impedidos de receber hóspedes e igrejas de realizar cultos presenciais. As academias também continuaram proibidas de reabrir.

Em uma transmissão ao vivo, o prefeito Jairo Magalhães disse que a decisão de permitir ou não o funcionamento das atividades é baseada em pareceres de técnicos da secretaria de Saúde e refletem a situação de cada momento.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Guanambi confirmou a reunião com o prefeito e com o Comitê de Enfrentamento à Pandemia e disse que a decisão sobre reabertura ou não será baseada no aumento ou diminuição do número de casos de pessoas infectadas na cidade. A prefeitura ressaltou ainda que o descumprimento do decreto poderá acarretar em medidas administrativas e judiciais.

Segundo o parágrafo 6º do artigo 1º do decreto municipal, eventos esportivos, academias,
boates, cinemas, espetáculos de qualquer natureza, shows, atividades de clubes de serviço, lazer e similares estão suspensos no município. O mesmo regulamento estabelece que quem descumprir as determinações estará sujeito às penalidades previstas no código de Código de Polícia Administrativa do Município de Guanambi e sanções nas esferas civil ou criminal.

Histórico

Desde 17 de de março, as primeiras medidas foram tomadas para conter o avanço do coronavírus no município, com a proibição de aglomerações e cancelamento de aulas. No dia 23 do mesmo mês, o comércio considerado não essencial foi proibido de funcionar. Somente no dia 7 de abril, um novo decreto revogou a proibição. No entanto, as academias só foram permitas em 5 de maio.

Após o surgimento dos primeiros casos da Covid-19 na cidade, um novo decreto restringiu o funcionamento das atividades pela segunda vez em 15 de maio. As academias foram autorizadas a funcionar novamente em 19 de junho.

Por fim, em 24 de julho um novo decreto proibiu as atividades pela terceira vez.

Esta postagem foi publicada em 3 de agosto de 2020 14:21

Publicado por

Notícias recentes

PRF apreendeu mais de 50 quilos de entorpecentes em Barreiras

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta terça-feira (30), cerca de 50kg de…

30 de abril de 2024

Brasil registrou mais de 244 mil empregos formais em março

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgou nesta terça-feira (30), pelo…

30 de abril de 2024

Estudantes da rede estadual com deficiência visual receberam óculos inteligentes

A Secretaria da Educação do Estado da Baia (SEC) divulgou nesta segunda-feira (29) que realizou…

30 de abril de 2024

Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.719 da Mega-Sena serão sorteadas nesta terça, 30 de abril,…

30 de abril de 2024

Governo da Bahia lançou 13 chamadas públicas para aquisição de alimentação escolar da agricultura familiar

Por meio de ações que envolvem encontros territoriais e lançamentos de chamadas públicas para aquisição…

30 de abril de 2024

Prefeitura no Oeste da Bahia abre processo seletivo com salários de até R$ 5 mil

Estão abertas as inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na…

30 de abril de 2024