O município de Igaporã, a 149 km de Brumado, confirmou a terceira morte por conta da Covid-19. A informação foi divulgada pela secretaria municipal de saúde, nesta quinta-feira (06).
De acordo com a pasta, o paciente de 89 anos era portador de enfermidades crônicas, além de neoplasia. Ele estava em tratamento há um mês no Hospital Otávio Mangabeira, na cidade de Salvador.
O paciente havia recebido alta no último dia 25 de julho. A secretaria informou que no dia 29 de julho o idoso deu entrada no Hospital Municipal José Olinto Cotrim, com sintomas da doença, no entanto, morreu no dia 31 de julho, dois dias após dar entrada na unidade.
O material do idoso foi coletado e encaminhado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA), com resultado positivo para Covid-19, confirmado nesta quinta-feira. A suspeita é que idoso contraiu o vírus em Salvador.
No município há 15 casos confirmados e apenas uma pessoa com o vírus ativos. 262 casos suspeitos foram descartados e existe uma pessoa com suspeita da doença no município.
Óbitos em Igaporã
O primeiro óbito em Igaporã foi registrado há um mês, dia 7 de julho, o paciente estava internado em Vitória da Conquista. A vítima era do sexo masculino e tinha 54 anos, tinha histórico de comorbidades como hipertensão arterial, doença cardiovascular e doença do sistema nervoso. A suspeita é que ele também tenha contraído a doença durante tratamento médico na mesma cidade.
Segundo a nota da secretaria, a vítima possuía diabetes e hipertensão arterial sistêmica e havia sido hospitalizada no Hospital Municipal José Olinto Cotrim Fernandes, sendo transferida no último dia 2 para o HGVC, com o intuito de realizar uma cirurgia de amputação de membro inferior, acometido pelo problema conhecido como pé diabético.