Bahia

Estudantes da área de saúde reclamam da proibição de estágios em Guanambi pela Prefeitura

Publicado por
Compartilhado

Estudantes universitários de cursos da área de saúde vieram a público, por meio das redes sociais, manifestar repúdio e insatisfação em decorrência das ações tomadas pela Prefeitura de Guanambi a respeito do retorno das atividades de estágio no município.

Os estudantes de fisioterapia, biomedicina, farmácia e enfermagem pedem que a prefeitura permita a retomada dos estágios para que possam cumprir a carga horária exigida para a colação de grau. Eles solicitam um parecer oficial das autoridades do município.

As formaturas das respectivas turmas estavam previstas para ocorrer em 2020.1, mas devido a pandemia do coronavírus, e o isolamento social, não foi possível concluir os estágios obrigatórios.

A prefeitura de Guanambi prorrogou até o próximo dia 14, a suspensão das atividades escolares, bem como os cursos de capacitação na rede pública e privada, nos ensinos fundamental, médio e universitário que forem presenciais.

Diante disso, os estudantes do curso de Medicina também emitiram uma nota pontuando que são desproporcionais as ações que proíbem o retorno as atividades práticas no serviço essencial de saúde ao passo em que, através de Decreto Oficial, favorece o retorno de serviços não essenciais, como bares, templos religiosos e academias. “Esses setores muitas vezes, descumprem as medidas de segurança estabelecidas, como distanciamento social, a evitação de aglomerações e uso de máscaras”, enfatiza a nota.

Para os estudantes, é contraproducente que as atividades de estágio, realizadas por alunos capacitados e bem treinados, seja considerada no mesmo grupo que as demais atividades acadêmicas, como aulas presenciais, as quais devem mesmo permanecer suspensas até que o cenário epidemiológico permita. “Os estágios, entretanto, acontecem em ambientes controlados, com baixo número de estudantes por espaço, e sempre respeitando todas as medidas de segurança preconizadas nos protocolos pertinentes para controle da disseminação do novo coronavírus”, pontua.

Ainda conforme a nota, os estudantes do curso desempenham um papel importante na manutenção da saúde e no fluxo de atendimentos médicos na cidade, através das atividades em ambulatórios, PSFs, policlínica e hospital, “contribuindo, assim, para o desenvolvimento da saúde local e regional, no tratamento de diversas condições agudas e crônicas, que apesar da pandemia do Covid, não deixaram de existir”.

Por fim, os estudantes solicitam da Prefeitura de Guanambi, a liberação do retorno imediato das atividades de estágio para que eles possam cumprir o papel perante a sociedade, prestando serviços necessários e essenciais. Pontuando ainda que estão dispostos a cumprir quaisquer medidas necessárias para facilitar este retorno da melhor forma possível, sendo colaboradores também no combate à pandemia da Covid-19.

De acordo com o secretário de saúde quem está proibindo o retorno as atividades de estágio são os decretos e as medidas são motivadas pelo cenário epidemiológico. Segundo ele, a Secretaria de Saúde já reuniu com os estudantes mostrando tudo e no momento ainda não está sendo possível liberar.

O Secretario pontuou ainda que o comitê recomenda o retorno das práticas da área de saúde, porém dentro de um cenário estável ou em queda da média móvel. Ele informou que toda sexta-feira, é feita uma avaliação e caso o cenário epidemiológico melhore será recomendada as medidas de flexibilização.

Até o momento Guanambi registrou 358 casos de coronavírus, sendo que 292 pacientes são considerados recuperados. O número de casos ativos caiu de 75 para 65. Um paciente morreu e quatro pacientes estão hospitalizados.

Confira a íntegra da nota:

Prefeitura libera retorno de aulas presenciais do curso de medicina da Fip-Guanambi, mas justiça suspende

No dia 17 de julho, o comitê de enfrentamento à pandemia do coronavírus da Prefeitura de  Guanambi emitiu parecer favorável para o retorno gradual das aulas presenciais do curso de medicina, no campus da Faculdades Integradas Padrão (FIP-Guanambi). No entanto, a Justiça determinou, a pedido do Ministério Público Estadual (MP-BA), a suspensão das aulas presenciais, três dias após o anuncio do retorno.

À época, a promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires, pontuou que a documentação trazida aos autos, evidenciava que a situação era completamente inadequada para o bem estar dos alunos em terem que retornar as atividades presenciais, mesmo com a adoção das medidas de prevenção, quando todas orientações, emitidas pelos decretos estaduais e municipais, estavam no sentido contrário.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 1 de setembro de 2020 17:31

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio