Escolas Eudite Donato Vasconcelos e José Neves Teixeira atingiram melhor Ideb em Guanambi

Foto: Blog do Latinha

Das escolas municipais que ofertam os anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), Eudite Donato Vasconcelos e José Neves Teixeira atingiram os melhores resultados, respectivamente, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Guanambi.

A Escola Municipal Colônia Agrícola de Ceraíma alcançou o segundo melhor resultado nos dois períodos de oferta de ensino fundamental – inicial e final.

Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgados nesta terça-feira (15). A avaliação mede a qualidade do ensino nas escolas públicas e privadas do país, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, até o último ano do Ensino Médio.

No município de Guanambi, 13 das 27 escolas avaliadas em todos os níveis não alcançaram as metas projetadas para o ano de 2019. Na média geral, as metas foram alcançadas apenas no anos iniciais do Ensino Fundamental. Nestas séries, o índice do município saltou de 4.9 para 5.2, enquanto a meta era de 5.1. Mesmo assim, o resultado foi menor do que a média do Estado, 5.3, e do que a média nacional, 5.9.

Das 26 escolas municipais com oferta do 1º ao 5º ano, quinze atenderam os critérios para avaliação, as demais não tiveram índices calculados pelo fato do número de participantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ser insuficiente para que os resultados sejam divulgados ou por não ter participado ou não atender os requisitos necessários para ter o desempenho calculado. Entre todos os 417 municípios do Estado, Guanambi atingiu a 97º melhor posição.

Das quinze escolas avaliadas, apenas oito atingiram a meta estipulada. O melhor resultado foi da Escola Municipal Eudite Donato Vasconcelos, localizada no bairro Bom Jesus. A unidade de ensino conseguiu índice 6.0, pontuação 0.5 maior do que a meta de 5.5. No entanto, o índice da escola caiu em relação a 2017, quando foi de 6.2. Desde 2007 as metas estão sendo alcançadas na unidade de ensino.

A Escola Municipal Colônia Agrícola de Ceraíma também conquistou bom resultado na avaliação, 5.9, bem mais do que os 4.2 conquistados em 2017 e do que a meta para 2019 que foi de 4.8.

As outras escolas que alcançaram a meta foram – Escola Municipal Vereador Sebastião Moreira Malheiros, Escola Municipal Nilo Coelho, Escola Municipal Vereador João Faria Cotrim, Escola Municipal Emília Mila de Castro, Escola Municipal Pedro Barros Prates e Escola Municipal Nelsa Luzia Teixeira.

Ideb das Escolas de Guanambi com oferta dos anos iniciais do Ensino Fundamental

De acordo com os registros do Ideb, avaliado de dois em dois anos, desde o início de sua participação em 2005, a Escola Municipal Eudite Donato Vasconcelos vem atingindo as metas projetadas para a unidade em Guanambi. Sendo que, nos dois últimos registros alcançou a melhor colocação entre as escolas do município.

Anos finais do ensino fundamental

Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), a meta do município não foi alcançada. O município conquistou índice 4.2, enquanto a meta era de 4.5. A Bahia também não alcançou a meta, que era de 4.5. O índice do Estado foi de 4.1 e a média nacional foi de 4.9.

Em Guanambi, o resultado obtido em 2019 foi o mesmo obtido em 2017. O resultado alcançado pelo município foi apenas o 100º melhor do Estado.

Das doze escolas com oferta das séries, oito atenderam os critérios de avaliação do Ideb. Quatro atingiram a meta e outras quatro não. A Escola Municipal José Neves Teixeira, no bairro Aeroporto Velho, teve novamente o melhor resultado, 5.2. O índice conquistado foi superior à meta projetada, que era de 4.9, no entanto, menor do que o índice conquistado em 2017, que foi de 5.3.

A Colônia Agrícola de Ceraíma conquistou o segundo lugar nos anos finais do fundamental, com Ideb 4.8. A meta era de 4.2 e o índice conquistado em 2017 foi de 3.6. A Escola Pedro Barros Prates, em Mutans, e a Escola Municipal Maria Regina Freitas, no bairro Beija-Flor, também atingiram as metas.

Ideb das Escolas de Guanambi com oferta dos anos finais do Ensino Fundamental

De acordo com os registros do Ideb, avaliado de dois em dois anos, desde o início de sua participação em 2005, a Escola Municipal José Neves Teixeira vem atingindo as metas projetadas e obtendo o melhor resultado (exceto em 2009 e 2011) em Guanambi. Apesar do excelente desempenho, os últimos dois índices sofreram leve queda – de 5.4 em 2015 para 5.3 em 2017 e 5.2 em 2019, no entanto, foi superior as metas de 4.9 e 5.1 respectivamente.

Já a Escola Municipal Colônia Agrícola de Ceraíma, não conseguiu bater a meta nos dois últimos Ideb – 2015 e 2017, porém os resultados foram progressivos, saltando de 3.1 (meta 3.7) em 2015 para 3.6 (meta 3.9) em 2017 e 4.8 (meta 4.2) em 2019.

Uma das escolas mais procurada para matrículas nos últimos anos em Guanambi

A Escola Municipal José Neves Teixeira, é uma das instituições de ensino mais procuradas pelos pais para matricularem seus filhos no ensino fundamental da cidade, do 6º ao 9º ano. Antes de serem abertas as novas matrículas, a grande demanda por vagas acaba provocando filas para assegurar a oportunidade.

Geovane Santos | Agência Sertão

Em 2018, uma moradora de Guanambi e mãe de uma aluna que estava em busca de vaga para ingressar na unidade de ensino à época, explicou que ela estava há quatro dias na fila, para obter vaga na escola, mas que o esforço seria recompensado com a qualidade.

“Realmente compensa, essa é uma escola que a demanda é maior e tem um ensino muito bom, inclusive outras mães que tem filhos estudando falam da qualidade do ensino. A secretária de educação e a diretora da escola falaram que não é necessário, só que nós brasileiros queremos garantir o nosso direito, pode faltar vaga”, explicou.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile