26.4 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

Aprovação de Bolsonaro em Vitória da Conquista é de 32%, diz pesquisa

Mais Lidas

O jornal A Tarde divulgou uma pesquisa eleitoral nesta quinta-feira (1º), realizada em Vitória da Conquista. Além de avaliar o cenário das eleições que se aproximar, o levantamento mediu a aprovação e o desempenho dos chefes dos executivos municipal, estadual e federal.

Para 14% dos entrevistados, o presidente Jair Bolsonaro faz uma ótima administração e para 18% seu mandato é considerado bom. Os que consideram o governo regular são 30%, enquanto 7% avaliam como ruim e 28% como péssimo. Não souberam ou não quiseram opinar foram 3%. No somatório, 32% das avaliações são positivas, 30% neutras e 35% negativas.

Com relação ao combate à pandemia da Covid-19, 47% aprovam as ações do presidente, 45% desaprovam, 8% não sabem ou não quiseram responder. Pesquisa Ibope divulgada na semana passada aponta que a aprovação do presidente em todo o país chegou a 40%, a maior desde o início do mandato.

A pesquisa também perguntou qual a avaliação da gestão de Herzem Gusmão frente à prefeitura de Vitória da Conquista. Para 9% dos entrevistados, o prefeito faz uma ótima gestão, enquanto 27% consideram a administração regular. Os que consideram a gestão ruim são 14% e péssima 15%. Os que não souberam ou não quiseram opinar somaram 2%. As avaliações positivas correspondem a 36% dos entrevistados, as neutras a 27% e as negativas a 29%.

Sobre as ações de combate à pandemia, 56% aprovam o trabalho do prefeito, 34% desaprovam e 10% não sabem ou não quiseram responder.

Herzem é admirador e as vezes defensor das ideias do presidente, no entanto, a atenção do eleitorado bolsonarista é divida com o vereador David Salomão (PRTB), também defensor do presidente e filiado ao mesmo partido do vice-presidente, Hamilton Morão (PRTB).

A melhor avaliação entre os gestores quem obteve foi o governador Rui Costa. Para 15% dos entrevistados a gestão do governador é ótima e 34% consideram boa. Os que consideram que ele faz um governo regular representam 32% dos entrevistados. Para 4% a administração do Estado é ruim e para 11% é péssima. Os que não souberam ou não quiseram opinar somaram 5%. As avaliações positivas somam 49%, as neutras 32% e as negativas 15%.

O trabalho do governador no combate à pandemia é aprovado por 69% dos conquistenses e desaprovado por 20%. Os outros 11% não sabem ou não quisera responder.

Corrida eleitoral

aponta para a possibilidade de um eventual segundo turno entre o ex-prefeito e deputado estadual Zé Raimundo (PT) e o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB), repetindo o cenário eleitoral das eleições de 2016.

O levantamento, realizado por telefone, ouviu 600 pessoas entre os dias 24 e 29 de setembro e registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a pesquisa, na aplicação do questionário estimulado, quando os nomes dos candidatos são citados pelos entrevistadores, Zé Raimundo tem 34% das intenções de votos e Herzem 29%. Os dois estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 4 pontos para mais ou para menos.

Veja o perfil dos sete candidatos à prefeitura de Vitória da Conquista

Na sequência aparece o vereador David Salomão, escolhido por 9% dos entrevistados. Dois candidatos aparecem empatados com 2% da preferencia do eleitorado, Maris Stella (Rede) e Cabo Herling (PSL). Romilson Filho do (PP) e Professor Ferdinand (PSOL) têm 1% cada segundo a pesquisa.

A pesquisa aponta um elevado percentual de candidatos ainda indecisos quanto ao voto, 16%, normal para o começo de uma campanha que ainda vai durar quase 45 dias, até 15 de novembro, quando acontecerá a votação do primeiro turno. Os que declararam votar branco ou nulo somam 8%.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas