23.5 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Imagens de grande incêndio florestal na Bahia impressionam

9,142FãsCurtir
15,413SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
823InscritosInscrever
Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Imagens de uma grande queimada que acontece entre os municípios de Cocos e Coribe, no Oeste da Bahia, foram divulgadas nas redes sociais e a força das chamas e a densidade da fumaça impressionaram. Há quase duas semanas, vários grandes focos de incêndio já consumiram pelo menos 200 mil hectares da vegetação de Gerais nos dois municípios e também no vizinho Jaborandi, além de Formoso e Chapada Gaúcha, no Norte de Minas.

Os primeiros grandes focos na região foram registrados no dia 27 de setembro. O maior dos incêndios começou no dia 30, próximo a fazendas na divisa com o Parque Nacional Grande Sertão Veredas.

Em um dos vídeos, uma mulher mostra a grande coluna de fumaça sobre a queimada e o fogo atravessando as margens de uma estrada. Ela conta que o trânsito de veículos foi interrompido devido à altura das chamas. Segundo apurou a Agência Sertão, as imagens foram gravadas na zona rural do município de Coribe, próximo à divisa com Cocos. Este incêndio teve seu primeiro foco registrado no último dia 6, em uma área de mata próxima à uma das cabeceias do Riacho Santo Antônio e consumiu pelo menos 40 mil hectares de vegetação.

- Advertisement -

Outras imagens, gravadas no início da semana, mostram mais imagens da vegetação sendo queimada na região. Por fim, um morador de Sítio da Abadia, em Minas Gerais, mostra a coluna de fumaça do maior dos incêndios a uma distância de cerca de 30 Km.

Esta fumaça vem das chamas que avançam pela área do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, que já perdeu quase 50% de sua vegetação nos 130 mil hectares localizados no território baiano. O fogo destruiu dezenas de quilômetros da mata ciliar do rio Itaguari e de seus afluentes. A mancha vista nas imagens de satélite mostra que o incêndio destruiu uma área que vai da margem esquerda do rio Carinhanha, na divisa com Minas Gerais, até a margem direito do rio Formoso, próximo à divisa com Goiás.

Nesta quinta-feira (8), o fogo avançou pela divisa com Minas Gerais e consome a vegetação na área do Parque Nacional no município de Formoso. Somada a área do entorno, este incêndio já destruiu cerca de 100 mil hectares e tem cerca de 60 quilômetros de uma extremidade a outra.

Combate

Desde o início dos primeiros focos, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trabalham para tentar controlar as chamas. Eles contam com o apoio de uma unidade do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e de brigadas de fazenda da região.

Já nas áreas foram da unidade de conservação, o fogo segue sem grandes operações de combate. Segundo Agenor Neto, Secretário de Meio Ambiente de Cocos, o município acionou as autoridades estaduais desde o surgimento dos primeiros focos. Ele disse que os primeiros cinco combatentes do Corpo de Bombeiros da Bahia devem chegar neste sábado (10) para iniciar as ações de controle dos incêndios.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) informou que atua em quatro frentes de combate a incêndio nesta sexta-feira: Andaraí, Morpará, Barreiras e Barra.

Imagem de satélite da região do município de Cocos em 26 de setembro

Imagem de satélite da região do município de Cocos em 9 de outubro

Segundo o Inpe, Cocos é o município baiano com mais focos de incêndio registrados este ano, 9.479 até noite desta sexta-feira. A posição foi conquista justamente nesta sexta-feira, quando quase mil focos foram captados, superando a vizinha  Formosa do Rio Preto, com quase 9 mil focos.

No mesmo período de 2019 foram 3.848 focos, aumento de 146%. Os focos são detectados por uma rede satélite que orbitam pela terra. Um mesmo incêndio produz vários focos, que podem ser medidos várias vezes, quanto mais focos, provavelmente a área queimada é maior.

Previsão de Chuva

Previsão de acumulado de chuva em 10 dias no município de Cocos e circunvizinhos – Windy.com

A meteorologia prevê pancadas de chuva a partir de domingo (11) no município de Cocos. No entanto, os volumes esperados são baixos e podem ser insuficientes para acabar com os focos. Os modelos meteorológicos internacionais estão prevendo acumulado de 1 a 15 mm até segunda-feira.

Já para os próximos 10 dias, as previsões de acumulado variam de 18 a 34 mm segundo a última atualização de informações meteorológicas.

Bahia Imagens de grande incêndio florestal na Bahia impressionam

Deixe uma resposta

Relacionadas