Após quase 180 dias sem chuva e muito calor na última semana, finalmente voltou a chover em Guanambi. Na tarde deste domingo (8), na zona rural do Distrito de Ceraíma, um fenômeno raro na região voltou a ocorrer, chuva de granizo. Logo em seguida, durante um forte temporal, moradores da cidade também registraram as pedras de gelo.
A tempestade começou por volta de 16h, durou aproximadamente 10 minutos e foi registrado pelos moradores. No vídeo é possível ver as pedrinhas de gelo caindo no quintal de uma casa.
Segundo um morador de uma propriedade próxima ao Núcleo distrito, a chuva começou após o céu escurecer bastante na localidade. As pedras de gelo não causaram prejuízos materiais, apenas plantas e galhos de árvores foram danificados com o peso das pedras, aliadas ao vento constantes.
Logo após as 17h, moradores de Guanambi também relataram à reportagem que a chuva de granizo também atingiu a cidade.
Em janeiro desde ano, algumas localidades do município e da região registraram o mesmo fenômeno. Já neste sábado (10), uma chuva de granizo também foi registrada em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do Estado. A tempestade causou prejuízos no município, com danificação de telhados e queda de galhos de árvores e interrupção no fornecimento de energia.
As chuvas de granizo ocorrer sempre quando há aumento extremo de temperaturas seguido de tempestades. O processo de formação de nuvem nestes casos é muito rápido porque tem muita energia disponível na atmosfera, devido às temperaturas elevadas e também a uma grande disponibilidade de umidade.
Choveu bem mais do que o previsto na cidade, no Centro, até as 17h deste domingo, o pluviômetro da Agência Sertão registrou 8 mm de chuva. Os primeiros pingos caíram logo no início da madrugada. No início da manhã houve mais uma pancada e por volta das 16h o tempo fechou novamente e voltou a chover.
A chuva cessou por alguns minutos e voltou mais forte em seguida. A tempestade veio acompanhada de ventos, raios e muitos trovões. Por volta de 18h, a intensidade diminuiu e o acumulado já era de 47 mm.
Recordes de temperatura na região
A chuva deste domingo ocorre após uma das semanas mais quentes já registradas na região e em boa parte do país. Na quinta-feira (8), Guanambi registrou sua segunda maior temperatura em mais de 12 anos de medições.
O recorde de calor na Bahia também foi quebrado durante a semana. Em Ibotirama, na última quinta-feira, foi registrada máxima de 42,9ºC, o maior registro feio pelo Inmet na Bahia em toda a história.
No sábado (10), em Brumado, os termômetros marcaram 41,4ºC, a maior temperatura já registrada no município em mais de 12 anos de medição. Em Vitória da Conquista foi registrada a maior temperatura em quase cinco anos.