25.3 C
Guanambi
Destaques Guanambi registra chuva de granizo neste domingo
sábado, 6 março, 2021
Anúncio

Guanambi registra chuva de granizo neste domingo

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Após quase 180 dias sem chuva e muito calor na última semana, finalmente voltou a chover em Guanambi. Na tarde deste domingo (8), na zona rural do Distrito de Ceraíma, um fenômeno raro na região voltou a ocorrer, chuva de granizo. Logo em seguida, durante um forte temporal, moradores da cidade também registraram as pedras de gelo.

A tempestade começou por volta de 16h, durou aproximadamente 10 minutos e foi registrado pelos moradores. No vídeo é possível ver as pedrinhas de gelo caindo no quintal de uma casa.

Segundo um morador de uma propriedade próxima ao Núcleo distrito, a chuva começou após o céu escurecer bastante na localidade. As pedras de gelo não causaram prejuízos materiais, apenas plantas e galhos de árvores foram danificados com o peso das pedras, aliadas ao vento constantes.

Logo após as 17h, moradores de Guanambi também relataram à reportagem que a chuva de granizo também atingiu a cidade.

Em janeiro desde ano, algumas localidades do município e da região registraram o mesmo fenômeno. Já neste sábado (10), uma chuva de granizo também foi registrada em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do Estado. A tempestade causou prejuízos no município, com danificação de telhados e queda de galhos de árvores e interrupção no fornecimento de energia.

As chuvas de granizo ocorrer sempre quando há aumento extremo de temperaturas seguido de tempestades. O processo de formação de nuvem nestes casos é muito rápido porque tem muita energia disponível na atmosfera, devido às temperaturas elevadas e também a uma grande disponibilidade de umidade.




Choveu bem mais do que o previsto na cidade, no Centro, até as 17h deste domingo, o pluviômetro da Agência Sertão registrou 8 mm de chuva. Os primeiros pingos caíram logo no início da madrugada. No início da manhã houve mais uma pancada e por volta das 16h o tempo fechou novamente e voltou a chover.

A chuva cessou por alguns minutos e voltou mais forte em seguida. A tempestade veio acompanhada de ventos, raios e muitos trovões. Por volta de 18h, a intensidade diminuiu e o acumulado já era de 47 mm.

Recordes de temperatura na região

A chuva deste domingo ocorre após uma das semanas mais quentes já registradas na região e em boa parte do país. Na quinta-feira (8), Guanambi registrou sua segunda maior temperatura em mais de 12 anos de medições.

O recorde de calor na Bahia também foi quebrado durante a semana. Em Ibotirama, na última quinta-feira, foi registrada máxima de 42,9ºC, o maior registro feio pelo Inmet na Bahia em toda a história.

No sábado (10), em Brumado, os termômetros marcaram 41,4ºC, a maior temperatura já registrada no município em mais de 12 anos de medição. Em  Vitória da Conquista foi registrada a maior temperatura em quase cinco anos.

 

 

 

 




Relacionadas

Mais Lidas

Homem foi encontrado morto ao lado de pá carregadeira em Candiba

Um homem foi encontrado morto na noite de sexta-feira (5), na zona rural do município de Candiba. O corpo de Sérgio Pereira Gomes, conhecido...

Jovem foi presa com 29 pedras de Crack em Guanambi

Uma jovem de 24 anos foi presa em Guanambi no início da noite desta sexta-feira (5), após ser flagrada portando 29 pedras de substância...

Banco do Brasil de Lagoa Real foi explodido por criminosos

Criminosos explodiram a Agência do Banco do Brasil da cidade de Lagoa Real, na Região de Guanambi. A ação ocorreu no início da madrugada...

Governo do Estado decreta “lockdown parcial” em 22 municípios da região de Guanambi

O governador Rui Costa (PT) editou um novo decreto com medidas de enfrentamento ao coronavírus. Desta vez, 22 municípios da região de Guanambi terão...

Decreto de toque de recolher na Bahia é prorrogado até 1º de abril

Foi publicado na edição desta quarta-feira (3), do Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto prorrogando a restrição de circulação noturna na Bahia até...

Caminhão derruba poste no bairro São José em Guanambi

Um caminhão derrubou um poste de energia elétrica após atingir a fiação, na tarde desta quinta-feira (4), em Guanambi. O acidente aconteceu na Rua...

Deixe uma resposta