Testes de vacina contra Covid-19 da Johnson & Johnson são suspensos após doença em voluntario

vacina covid
Reprodução

O ensaio clínico da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Johnson & Johnson foi interrompido após um dos 60 mil participantes contrair uma doença inexplicada. Em um comunicado, a empresa americana informou que “eventos adversos são uma parte esperada de qualquer estudo clínico” e que a doença do paciente está sendo “analisada e avaliada”.

“Interrompemos temporariamente a administração de novas doses em todos os nossos ensaios clínicos da vacina Covid-19, incluindo o ensaio ENSEMBLE de fase 3, devido a uma doença inexplicada em um participante do estudo”, afirmou a empresa em um comunicado.

Na prática, a pausa significa que o sistema de inscrições online foi fechado temporariamente para que o comitê independente de segurança do paciente seja convocado. O Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados independente ENSEMBLE (DSMB), os  médicos clínicos e segurança internos da empresa já estão analisando a doença misteriosa. A identidade e privacidade do voluntário serão preservadas. A empresa, alega ainda está aprendendo mais sobre a doença deste participante, é importante ter todos os fatos antes de compartilhar informações adicionais.

Segundo os site Aratu on, no Brasil, cerca de 7 mil voluntários estão participando dos testes realizados com a vacina da  Johnson & Johnson, sendo eles de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Minas gerais, Bahia e Rio Grande do Norte, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A imunização, desenvolvida pela farmacêutica Janssen Pharmaceuticals, foi a quarta a obter autorização de testes de fase 3 no Brasil, em agosto. Em setembro, a empresa anunciou que começaria a terceira etapa em todo o mundo e no final do mesmo mês  resultados preliminares e parciais apontaram que a vacina era segura e induziu resposta imune mesmo após uma única aplicação.

Os resultados foram obtidos em voluntários  das fases 1 e 2, que foram conduzidas de forma conjunta. Entretanto, outros cientistas ainda não revisaram os ensaios, requisito necessário para publicação em revista científica.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile