26.4 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Justiça Eleitoral proíbe divulgação de pesquisa em Guanambi

Mais Lidas

A Justiça Eleitoral proibiu a divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada em Guanambi, prevista para esta terça-feira (10). O pedido para que o resultado não fosse tornado público partiu da “Coligação Time do Avanço”, do candidato a prefeito Jairo Magalhães (PSD). A pesquisa foi realizada pela Dataqualy Pesquisa de Mercado e Opinião, sob encomenda do site Política Livre, pelo valor de R$ 10 mil.

A Coligação alegou que não foi considerado o grau de instrução, nível econômico do entrevistado e grau de instrução na estratificação e falta de identificação da área física de realização do trabalho a ser realizado),  além da ausência de assinatura do estatístico responsável pela realização da pesquisa eleitoral e de valor e origem dos recursos despendidos na pesquisa, ainda que realizada com recursos próprios.

O juiz Ronaldo Alves Neves Filho, da 64ª Zona Eleitoral de Guanambi, acatou parcialmente as alegações e deferiu uma liminar suspendendo a divulgação da pesquisa. Ele ainda estabeleceu multa de R$ 100 mil e adoção de outras medidas cabíveis à espécie caso a decisão seja descumprida.

A Dataqualy registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmando que iria entrevistar 404 eleitores entre quarta-feira (4) e domingo (8). A pesquisa avaliou a intenção de voto dos entrevistados de forma espontânea, quando não são apresentados os nomes do candidato e de forma estimulada, quando as opções são apresentadas em um disco.

Também foi perguntado em que o entrevistado não votaria de jeito nenhum e quem ele acha que vai ganhar a eleição. Por fim, ainda foi avaliada a aprovação do atual prefeito Jairo Magalhães (PSD) e se o eleitor aprova ou desaprova a forma que ele vem administrando o município.

A empresa pode recorrer para tentar reverter a decisão e divulgar os resultados. As alegações parar rebater as irregularidades apontadas devem ser apresentadas no prazo de 48 horas. (veja a decisão)

Desde o início da eleição, apenas uma pesquisa foi registrada e publicada em Guanambi. Em 6 de outubro, o levantamento da  P&A Pesquisa e Análise, apontou que Nilo Coelho tem 49,1% das intenções de voto, contra 24,8% do atual prefeito Jairo Magalhães e 3% de Valda do PT. Os que pretendem votar em branco ou nulo somam 4,5%, enquanto 18,6% ainda não havia decidido o voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de setembro, quando os partidos ainda faziam suas convenções. Mesmo assim, houve registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que autorizou a divulgação.

Debate

Nesta segunda-feira (9), às 20h, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Guanambi promove um debate com os candidatos a prefeito do município. Jairo Magalhães (PSD) e Valda (PT) confirmaram presença, já Nilo Coelho (DEM) não deve comparecer. O debate será transmitido por emissoras de rádio e pelas redes sociais da OAB.

Valda indeferida

O relator do recurso apresentado por Valda (PT) no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), contra a decisão da Justiça Eleitoral que indeferiu a sua candidatura julgou improcedentes as alegações da defesa da candidata para tentar reverter a situação. A candidata ainda pode fazer sua campanha normalmente enquanto tenta levar seu caso à apreciação do plenário do TRE-BA.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas