23.1 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

Pesquisa Eleitoral em Vitória da Conquista aponta possibilidade de decisão no primeiro turno

Mais Lidas

Há cinco dias da eleição, o Jornal A Tarde publicou o resultado de mais uma pesquisa eleitoral em Vitória da Conquista. O levantamento foi realizado pela Potencial Consultoria e Pesquisa, sob encomenda do referido jornal. Os números estão na edição impressa desta terça-feira (10).

Segundo os dados divulgados, o deputado estadual e ex-prefeito Zé Raimundo (PT) lidera a disputa com 46% das intenções de votos e tem chances de vencer no primeiro turno. O atual prefeito Herzem Gusmão aparece em segundo com 35%.

Veja também: Atacarejo abre 200 vagas de emprego em Vitória da Conquista

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 1º de outubro, Zé Raimundo teve crescimento de 12%, ante 34% registrado no início da campanha. Herzem também cresceu, mas em menor proporção, 6 pontos percentuais a mais do que os 29% do primeiro levantamento do jornal. Os candidatos estavam em situação e empate técnico e agora Zé Raimundo lidera mesmo com a margem de erro.

David Salomão (PRTB) continua em terceiro lugar, agora com 3%, 6 pontos a menos do que os 9% registrados antes. Na sequencia aparece Romilson Filho (PP) e Cabo Herling com 1%. Maris Stela (Rede) e Professor Ferdinad não pontuaram.

Do total de entrevistados 7% não sabem em que votar e 6% pretendem votar em branco ou nulo. Em outubro os indecisos eram 16% e os que iriam votar em branco ou nulo eram 8%.

De quarta-feira (3) a domingo (8), 600 eleitores foram ouvidos nos bairros, distritos e nas comunidades rurais do município. A margem de erro do levantamento é de 4%, com intervalo de confiança de 95%.

Segundo Turno

A pesquisa também simulou três potenciais eventuais combinações de segundo turno. Zé Raimundo venceria Herzem por 51% a 38%. Contra David Salomão, o petista teria 59% contra 22% do bolsonarista. Por fim, numa disputa entre Herzem e Salomão, o atual prefeito teria 51% dos votos contra 25% do adversário.

Entre os entrevistados, 72% afirmaram ter decidido em quem votar, enquanto 26% disseram que podem mudar o voto. Os que não responderam são 2%.

Avaliação de governos

A pesquisa ainda mediu a avaliação dos governos municipal, estadual e federal. Para 41% dos entrevistados, o governo de Herzem Gusmão é ótimo ou bom (em outubro era 36%). 28% consideram regular (antes 27%) e 30% consideram ruim ou péssimo (ante 29%). Os que não responderam somam 1%.

Já o governo Rui Costa (PT) tem 52% de avaliação positiva (49% em outubro), enquanto 32% acham regular (mesmo valor de outubro) e 12% acham a administração estadual ruim ou péssima (16% na pesquisa anterior)..

Por fim, a gestão do presidente Jair Bolsonaro foi avaliada como ótima ou boa por 29% dos eleitores (antes eram 32%). Para 38%, o governo é regular (30% na pesquisa anterior) e para 33% é ruim ou péssima (35% em outubro).

Pesquisa Eleitoral em Vitória da Conquista
Fonte: Jornal A Tarde

O Jornal A Tarde está divulgado pesquisas realizadas nos principais municípios do interior do Estado. Além de Vitória da Conquista, foram realizadas pesquisas em Juazeiro, Camaçari, Candeias, Ipiaú, Salvador, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhaes, Ilhéus, Salvador, entre outras.

Os dados completos da pesquisa realizada em Vitória da Conquista também serão publicados com os recortes no site do veículo.

Pesquisa anterior

 A primeira pesquisa eleitoral em Vitória da Conquista do Jornal A Tarde foi realizada entre os dias 24 e 29 de setembro e divulgada em 1º de outubro. Os números apontaram ligeira vantagem do ex-prefeito e deputado estadual Zé Raimundo (PT) empatado dentro da margem de erro com o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB).

Zé Raimundo apareceu à época com 34% das intenções de votos e Herzem com 29%. Os dois ficaram tecnicamente empatados, considerando a margem de erro da pesquisa que foi de 4 pontos para mais ou para menos.

Na sequência aparece o vereador David Salomão, escolhido por 9% dos entrevistados. Dois candidatos aparecem empatados com 2% da preferencia do eleitorado, Maris Stella (Rede) e Cabo Herling (PSL). Romilson Filho do (PP) e Professor Ferdinand (PSOL) têm 1% cada segundo a pesquisa.

Pesquisa de intenção de voto de Vitória da Conquista – 1º de outubro

Hoje InData

Dois dias após a divulgação da primeira pesquisa, o instituto Hoje InData divulgou a segunda pesquisa registrada, também apontando vantagem de Zé Raimundo, desta vez fora da margem de erro.

O petista teve o melhor desempenho com preferencia de 38,68% do eleitorado, contra 29,63% do atual prefeito Herzem Gusmão (MDB). Em terceiro lugar, com 6,46% das intenções de voto apareceu o vereador David Salomão (PRTB). A quarta colocada foi Maris Stela (Rede), com 2,04%. Cabo Herling (PSL) e Professor Ferdinand tiveram 0,53% cada e Romilson Filho (PP) teve 0,43%.

Duas pesquisas foram registradas e realizadas na segunda quinzena de setembro

Os que afirmaram estar ainda indecisos quanto ao voto somam 14%, 7,65% disseram que irão votar em branco ou anular.  A margem de erro é de 3,19% mais o para menos, em um intervalo e confiança de 95%.

E-Leva

Por fim, na última sexta-feira (30), foi divulgado o levantamento realizado pelo Instituto E-Leva, apontando vantagem do candidato Zé Raimundo (PT), com possibilidade de vitória ainda no primeiro turno.

No entanto, por decisão da Justiça Eleitoral, a divulgação do resultado foi suspenso.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas