Anúncio

Prefeito morre de Covid-19 um dia após ser eleito

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Um dia após vencer as eleições para a prefeitura de Itaguru, no interior de Goiás, Didi Filgueira (PTB) morreu em decorrência das complicações da Covid-19. O prefeito eleito tinha 60 anos, estava internado desde outubro e teve uma piora no estado de saúde durante o final de semana. Ele nem chegou a saber que havia vencido a disputa eleitoral.

Segundo a família, Didi foi internado em um hospital de Goiânia no dia 1º de outubro, depois de ter os primeiros sintomas da doença. Na semana seguinte, foi transferido para a UTI e precisou ser intubado. No dia 30 de outubro, o então candidato teve uma melhora, e foi então retirada a ventilação mecânica. Porém, no último fim de semana, o estado de saúde de Didi piorou novamente.

Por causa da internação de Didi, foi a família que abasteceu as redes sociais do candidato durante todo o período de campanha eleitoral. Em um vídeo publicado ontem pela manhã, a esposa dele, Darcimeire Fernandes, e dois filhos do casal relataram que foram até o hospital dar a notícia da vitória nas eleições à Didi, quando souberam da piora em seu estado de saúde.

“Viemos fazer uma visita ao Didi para dar a notícia sobre a vitória. Os médicos nos informaram que no sábado e no domingo Didi teve uma pequena piora, e essa piora persistiu. Então quero pedir a todos vocês: vamos orar pela saúde dele para que juntos possamos tê-lo perto de nós. Para que possamos comemorar a nossa vitória”, diz a esposa em trecho do vídeo.

Poucas horas depois da publicação do vídeo, o prefeito eleito não resistiu e morreu. Como a morte de Didi foi devido a complicações causadas pelo novo coronavírus, não haverá velório. Didi deixa esposa, três filhos e dois netos. Para se despedir dele, um cortejo percorreu as ruas da cidade, de pouco mais de 5 mil habitantes, no início da tarde de hoje.

Vice toma posse

Didi foi eleito com 2.368 votos (53,90% do total), ficando à frente de Chitão (PP), que teve 1.936 votos (44,07%), Cleidinho (PSL), com 50 votos, e Marcley Galdino (Cidadania), que obteve 39 votos.

De acordo com jurisprudência de casos semelhantes julgados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na hipótese de falecimento do candidato a prefeito após a data da eleição e em caso de único turno, o candidato a vice-prefeito deve assumir o cargo. O vice de Didi é Fernando Araújo (PDT), que deverá assumir como prefeito de Itaguaru em janeiro de 2021.

Anúncio

Via Uol

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 17 de novembro de 2020 16:33

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio