Bahia

Parte de obra recém-inaugurada pela Prefeitura de Guanambi na lagoa de Mutãs é destruída pela chuva

Publicado por
Compartilhado

O Complexo Urbanístico da Lagoa de Mutãs (distrito de Guanambi) foi inaugurado pela Prefeitura de Guanambi no dia 13 de novembro e os moradores do distrito já vem registrando alguns problemas. Parte da estrutura cedeu após fortes chuvas em Guanambi e região, na madrugada desta quinta-feira (19).

A obra teve investimentos da ordem de R$ 1 milhão, com recursos próprios do município, dotando o local de pista de caminhada, iluminação e um ambiente sustentável para o lazer.

Moradores registraram, por meio de vídeo e fotos, na manhã desta quinta-feira (19), uma parte que cedeu na lateral da pista de caminhada. Além disso, é possível perceber várias fissuras no asfalto da pista e boa parte do meio fio e das encostas cedendo.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, os problemas foram causados pelas chuvas muito fortes – “100mm em menos de 1h”. Pontuou também que os reparos imediatos já estão sendo feitos. Segundo a pasta, “o projeto não dimensiona chuvas acima de 100mm em uma hora”.

A Agência Sertão entrou em contato com uma engenheira civil, e ela informou que houve uma falta de drenagem no solo, levando em consideração o cálculo de vazão e estudo de topografia do terreno. Segundo ela, a drenagem é um fator determinante para se evitar a deterioração do solo causado pela chuva.

Ainda conforme a engenheira, outro fator determinante foi a falta de uma contenção no talude, para estabilizar a terra e evitar os deslizamentos. “Um serviço que poderia ser realizado com um baixo custo, a depender da técnica aplicada”, explica.

Dados registrados pelo pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro de Guanambi, apontam que o acumulado de chuva pode ter chegado a 50 mm, nesta quinta-feira (19), até o momento. No mês de outubro foram registrados 70 mm e o acumulado de novembro está em 140 mm, sem contar a precipitação desta quinta.

Os institutos de meteorologia apontam que em Guanambi o tempo pode continuar chuvoso até o dia 24 de novembro. O acumulado está previsto para ultrapassar os 100 mm de precipitação nesse período. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas na região de Guanambi.

Segundo o Inmet, o avanço de uma frente fria até o sul da Bahia e a circulação dos ventos, especialmente em altos níveis da atmosfera, intensificarão a formação e desenvolvimento de áreas de instabilidades sobre o interior da Região Nordeste. Esse padrão deverá inicialmente, persistir até o dia 24/11/2020, contribuindo assim para elevados totais de chuva de (100 a 150 mm).

Outra polêmica envolvendo a obra

Outra polêmica envolvendo o Complexo Urbanístico da Lagoa de Mutãs foi a demolição parcial do Casarão de Mutãs (Solar dos Barros), no dia 20 de outubro, pela Prefeitura de Guanambi.

Procurada pela Agência Sertão à época, a Secretaria de Infraestrutura do município explicou que a demolição visava proporcionar segurança para as pessoas que vão desfrutar da Lagoa da Espera, localizada no distrito. O local começou a ser revitalizado em maio e uma parte do casarão fica próxima a lagoa.

A Secretaria de Infraestrutura informou que a retirada de parte do imóvel visava também a segurança dos trabalhadores que vão reconstruir a casa. Segundo a pasta, a reconstrução do casarão faz parte da segunda etapa do projeto de revitalização da Lagoa.

Entenda o caso

Moradores do distrito de Mutãs ficaram indignados com a demolição parcial do Casarão de Mutãs (Solar dos Barros), imóvel considerado um monumento importante para a história local. A ação foi realizada pela Prefeitura de Guanambi, no dia 20 de outubro, e os vídeos de um caminhão munck realizando o serviço repercutiram negativamente nas redes sociais.

Os comentários de revolta e pedido de explicações foram vários. “Com as obras de urbanização da Lagoa da Espera, estão terminando de derrubar o casarão de Mutãs – que política mal educada e sem cultura é essa?”, lamentou um morador do distrito.

Diante da repercussão, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guanambi (Ascom) publicou uma nota, esclarecendo que o projeto para realização da revitalização das obras da Lagoa da Espera, conforme previsto será realizada em duas etapas. “A primeira etapa consta na drenagem e escoamento das pistas ao entorno e iluminação. Já a segunda etapa consiste na reforma do casarão localizado às margens da lagoa”.

Além disso, informou que diante do risco eminente de desabamento de parte do imóvel que poderia causar danos à vidas dos que frequentam a pista de caminhada e dos trabalhadores que executarão a reforma do casarão, engenheiros da Secretaria de Infraestrutura realizaram aferição técnica e constataram a necessidade de retirada da parte comprometida.

História do casarão

O casarão Solar dos Barros é um patrimônio histórico, construído em 1960 pelo Sr. Osvaldino José de Souza que ali residiu por muitos anos. Em meados dos anos 2000, a Prefeitura de Guanambi adquiriu o imóvel e atualmente a estrutura física está em ruinas.

O patrimônio arquitetônico histórico fica localizado no Distrito de Mutãs, nas margens da Lagoa da Espera, rodeada pela paisagem da Serra de Mutãs. A lagoa é descrita historicamente como parada de tropeiros que circulavam pela região no século XIX.

Em julho de 2015, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer solicitou o tombamento do Solar dos Barros ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). A época, a pasta salientou que a ação objetivava estimular a preservação do patrimônio histórico e cultural do município e do Estado, o que beneficiaria gerações atuais e futuras.

Reprodução | Casarão de Mutãs
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 19 de novembro de 2020 12:47

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio