Com o aumento do número de pacientes graves com o diagnóstico de coronavírus na região Sudoeste, o Governo do Estado abriu nesta sexta-feira (11), dez novos leitos de UTI Covid-19 no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Agora a região conta com 156 leitos ativos, sendo 70 de Terapia Intensiva e 86 clínicos.
A subsecretário da Saúde, Tereza Paim, alerta que as duas próximas semanas serão fundamentais para conter o avanço da Covid-19 na região. “Se faz necessário um esforço adicional da população, pois esta é uma doença que já matou mais de 8.500 baianos e precisamos conter o avanço do vírus com hábitos que aprendemos ao longo da pandemia, como usar máscara, manter o distanciamento social e lavar as mãos frequentemente”, ressalta a subsecretária, ao lembrar que isto se faz necessário para evitar medidas ainda mais restritivas, como já ocorre em outras cidades.
Na quinta-feira (10), dos 60 leitos disponíveis na rede SUS na cidade, 56 estavam ocupados, o que equivalia ao percentual de 93%. No respectivo dia, dois dos três hospitais de referência estavam com 100% da capacidade.
Atualmente, a taxa de ocupação no município está em 81,4%, sendo 23,4% de pacientes de Vitória da Conquista e 57,1% dos municípios vizinhos, incluindo Guanambi.
Vitória da Conquista contabiliza 12.681 casos confirmados da Covid-19, com 11.691 deles já recuperados. Outros 780 pacientes seguem em recuperação – 39 internados e 741 em tratamento domiciliar. Além disso, 210 óbitos foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde. O último foi registrado neste domingo (13).