A Prefeitura de Guanambi prorrogou o decreto que dispõe sobre a adoção de medidas temporárias e emergenciais de prevenção ao contágio pelo coronavírus, até o dia 11 de janeiro. A única mudança, foi em relação ao horário dos serviços de alimentação que volta a ser das 6h até às 23h.
No dia 11 de novembro, a Prefeitura de Guanambi havia limitado o horário de funcionamento de bares e restaurantes, das 6h até às 21h. Uma nova portaria foi publicada, dispondo sobre a regulamentação de exercício dos respectivos serviços.
A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município, da última sexta-feira (18). Com isso, continuam suspensas as aulas na rede pública e privada, nos ensinos infantil, fundamental, médio e superior que forem presenciais, até o dia 11 de janeiro de 2020.
As aulas práticas, no ensino superior e médio para as áreas de saúde, continuam sendo permitidas, em caráter facultativo, após aprovação do plano de trabalho. Assim como, no ensino infantil e fundamental, para crianças e adolescentes portadores de especialidades ou dificuldade de aprendizagem que necessitem de atendimento especializado.
Conforme o decreto, permanecem suspensas a realização de todas as atividades e/ou eventos de caráter público, bem como os eventos sociais de caráter privado.
Além disso, um decreto e uma portaria publicados no dia 4 de dezembro, no Diário Oficial do Município, proibiram a realização de shows ao vivo e som mecânico em bares e restaurantes de Guanambi.
Nos decretos anteriores, também havia sido determinada a suspensão de todos os eventos sociais de caráter privado. Os públicos já estavam proibidos, agora os privados, como festividades de casamentos, aniversários e outras liturgias sociais que promovem aglomeração estarão suspensas.
As demais medidas mantiveram-se inalteradas com as últimas publicações. Academias, parques mercado e igrejas continuam funcionando baseado nas portarias anteriores.