Segurança Pública

IF Baiano entrega aplicativo de registro de ocorrências para Polícia Militar de Guanambi

Publicado por
Compartilhado

Estudantes e professores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Guanambi concluíram e entregaram a versão final do aplicativo ROP-E (Registro de Ocorrências Policiais Eletrônico), construído para o uso dos policias do 17ª Batalhão de Polícia Militar (17ºBPM), em Guanambi.

O aplicativo já está em uso em carácter experimental desde setembro, quando foi apresentado para os oficiais do 17ºBPM. Nesta terça-feira (4), foi apresentada a versão final, revisada após o uso prático na fase de testes e um novo layout gráfico, desenvolvido com o apoio da empressa NeoCom.

O projeto foi desenvolvido pelos estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sob coordenação dos professores Cleyton Leite e Fábio Lima, alinhados com os polícias militares da área de inteligência do Batalhão. O sistema funciona tanto em celulares quanto em computadores, facilitando a inserção dos dados de registros de ocorrências.

A entrega aconteceu na sede do batalhão, com a presença do Ten. Coronel Arthur Mascarenhas, de Carlito Barros, diretor-geral do IF Baiano – Campus Guanambi, de professores, estudantes e oficiais da corporação.

A ferramenta será usada pelos policiais no registro das ocorrências, simplificando todo o processo e reduzindo a burocracia dos procedimentos. Além disso, o ROP-E emite relatórios e estatísticas e cria o mapa de calor criminal das cidades atendidas pelo 17º BPM e suas Companhias. Estas informações auxiliarão a corporação no processo de planejamento estratégico e tomada de decisões.

Através da ferramenta, os policiais poderão inserir as informações das ocorrências, como os dados dos envolvidos, fotos, documentos e o relatório do ocorrido. Todo o registro será feito por meio de smartphones, disponíveis nas viaturas para esta funcionalidade. Os dados são enviados para um servidor que irá armazenar as informações.

Segundo o comando do 17ºBPM, as informações armazenadas e os relatórios produzidos pelo ROP-E irão auxiliar na tomada de decisões estratégicas com vistas a elaborar um planejamento operacional com maior eficácia. O Ten. Cel Arthur Mascarenhas ressaltou que a iniciativa é pioneira em todo o estado da Bahia e poderá servir de modelo para uso do aplicativo em todas as unidades da PM-BA.

Esta postagem foi publicada em 6 de janeiro de 2021 07:30

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024