Destaques

Previsão aponta chuvas pouco significativas nos dois primeiros meses de 2021 em Guanambi

Publicado por
Compartilhado

As chuvas do início do ano devem ficar abaixo do esperado na Região de Guanambi nos dois primeiros meses de 2021, é o que aponta os modelos meteorológicos e os institutos e meteorologia nacionais. Ao contrário de 2020, quando ocorreram vários episódios de chuva intensa e generalizada, as previsões apontam que devem haver apenas pancadas de chuvas e algumas chances de temporais em algumas localidades.

Para os próximos dez dias, de acordo com os modelos meteorológicos internacionais e os Institutos nacionais, são esperados entre 80 e 120 mm de precipitação, divididos em alguns dias sequenciais, começando no próximo fim de semana e com maiores volumes previstas para a próxima quarta-feira (13) ou quinta-feira (14).

Previsão de acumulado de chuva do modelo ECMWF até 16 de janeiro
Previsão de acumulado de chuva do modelo GFS até 16 de janeiro

Este período que se aproxima será fundamental para que não haja um possível cenário de veranico, intervalo prolongado de seca durante o período chuvoso, com dias de muito sol e calor, podendo afetar o desenvolvimento de lavouras e pastagens. As previsões atuais apontam a possibilidade da ocorrência destas pancadas de chuva até o fim da primeira quinzena de janeiro e depois, um cenário com possibilidade de longo período, com baixa ou nenhuma ocorrência de chuvas.

Até o fim de semana, as temperaturas passam por uma elevação, com possibilidade de máximas superiores aos 36ºC e sensação térmica de até 40ºC. Com a chance de chuva, os termômetros devem voltar a marcar na casa dos 30ºC no decorrer da próxima semana.

Entre o último domingo (3) e terça-feira (5), choveu em Carinhanha, Malhada, no interior dos municípios de Iuiú e Palmas de Montes Alto e na região do distrito de Mutãs, em Guanambi. O tempo chegou a ficar fechado na cidade em alguns momentos, no entanto, a precipitação não passou de pequenos chuviscos.

Para o mês de março, as previsões têm se mostrado mais animadoras, no entanto, devido ao longo prazo, os dados apresentados são de baixa confiabilidade.

Início animador

As chuvas de meados da primavera animaram bastante os sertanejos na esperança de boas colheitas e boa disponibilidade de água. A estiagem agrícola no município chegou ao fim em 11 de outubro, após 179 dias sem chuvas volumosas e uma onda de calorA primeira chuva já chegou em forma de temporal, com raios, trovões e até granizo, fenômeno não muito frequente na região. No final do mês voltou a chover e em novembro as precipitações foram intensificadas. Em dezembro choveu menos, o último episódio foi no dia 21, completando dezesseis dias sem chuvas na cidade.

Nos três meses, o acumulado da estação chegar a 337 mm. A chuva que caiu no final de 2020 a quase três vezes toda a precipitação registrada no mesmo período de 2019, quando foram registrados apenas 103 mm. Os dados foram registrados pelo pluviômetro da Agência Sertão, no Centro de Guanambi.

Janeiro de 2021, entretanto, deve ter acumulado bem menor do que o registrado há doze meses. Naquela ocasião ocorreram vários temporais e o acumulado foi de 338 mm. Já em fevereiro choveu 60 mm.

 

 

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 6 de janeiro de 2021 18:03

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio