Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (12), a nomeação do novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Trata-se do coronel coronel Paulo Coutinho, então comandante de policiamento na Região Integrada de Segurança Pública Central, em Salvador.
A anúncio da substituição no comando-geral da PM foi feito na noite desta segunda-feira (11) pelo governador Rui Costa, que utilizou as redes sociais para comunicar que a corporação passará a ser comandada pelo coronel Paulo Coutinho.
“Quero agradecer toda a dedicação, trabalho e o empenho do coronel Anselmo Brandão, que comandou a PM nos últimos seis anos. Amanhã [12], será publicada a nomeação e, na quarta [13], faremos a transmissão do cargo. Seguiremos trabalhando firme, trabalhando duro para perseguir e alcançar nossas metas e melhores indicadores para a segurança pública do nosso estado”, comentou Rui.
Confirmei hoje o coronel Paulo Coutinho como novo comandante-geral da Polícia Militar da #Bahia. Agradeço ao trabalho desenvolvido pelo coronel Anselmo Brandão à frente da corporação.Vamos continuar trabalhando para ter uma segurança pública cada vez mais eficiente para o estado. pic.twitter.com/04DZxiUBkX
— Rui Costa (@costa_rui) January 11, 2021
Natural de Recife (PE), Paulo Coutinho ingressou na Polícia Militar da Bahia em 1986. De lá para cá, passou por diversas companhias e batalhões, comandando, inclusive, o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Concluiu cursos de especialização e pós-graduação na área de Segurança Pública.
Coutinho assume o lugar do coronel Anselmo Brandão, cuja exoneração também foi publicada na mesma edição. O Ten. Cel. Samuel Santos Moreno foi nomeado para responder pelo Comando de Policiamento Regional da Capital.