A Prefeitura de Vitória da Conquista e a Fundação Educacional de Vitória da Conquista (Fundec) assinaram um termo de Cooperação Técnica para dar início ao projeto de implantação de um Parque Tecnológico – Hub Sudoeste, voltado à micro e pequenas empresas. O acordo foi selado na manhã desta quarta-feira (13), com a presença dos representantes dos dois órgãos.
Denominado Hub Sudoeste, o projeto foi aprovado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão vinculado ao Ministério da Economia, que está investindo em transformações digitais para pequenas e microempresas. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é abrigar e promover avanços tecnológicos com o desenvolvimento de negócios inovadores, com a parceria de diferentes agentes públicos e privados. Segundo Victor Dutra, coordenador do projeto, 100 empresas serão selecionadas.
Além disso, na visão dos idealizadores, o Parque Tecnológico irá propiciar o desenvolvimento de aceleradora de startups (empresas jovens), incubadora de empresas, empresas inovadoras, ações do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Prefeitura e laboratórios de prototipagem e diversos tipos de análise. Para isso, o projeto engloba áreas: Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia e Biociência.
“As áreas foram escolhidas levando em conta os seguintes diferenciais e vantagens comparativas da cidade de Vitória da Conquista: os cursos existentes na cidade, o número de professores, pesquisadores e cientistas existentes, o ambiente empreendedor bastante favorável, com a existência de diversos negócios nascentes que poderiam ser potencializados através de um ambiente de aceleração ou incubação”, explica o secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Cardoso.
O planejamento é para que o projeto comece a ser implantado no mês de março. Caso a sua metodologia seja aprovada, será possível expandir o Parque para mais quatro municípios da região, a partir do segundo semestre de 2021.
Além da prefeitura e da Fundec, instituições de ensino superior com cursos nas áreas escolhidas – Uesb, Ifba e Fainor; os órgãos de fomento, apoio e qualificação profissional e capacitação empresarial que atuam na cidade – Fieb e Sebrae; e entidades representativas, como associações e sindicados da indústria e do comércio estão envolvidos no Hub Sudoeste.
“O Governo está muito feliz com a assinatura deste convênio. Foi uma proposta articulada pelo prefeito Herzem Gusmão, e tenho certeza de que ele estaria muito feliz aqui, participando deste ato. É um momento que vai mudar Vitória da Conquista, colocando nossa cidade como polo tecnológico na Bahia, quiçá no Brasil”
Prefeita em exercício, Sheila Lemos“Quando se instala um parque tecnológico, ele traz grandes benefícios. Traz a tecnologia como inovação para as empresas, onde elas passam a prestar mais serviço e produzir mais, a custos mais baixos. Isso aí vai gerar um impacto muito grande em toda a região.”
Cleofano Lamego, presidente da Fundec
Via Ascom da PMVC