Na manhã desta quinta-feira (14), um morador do bairro Sandoval Moraes, em Guanambi, localizou e denunciou um vazamento na rede de esgoto da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), às margens do riacho do Belém. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o morador mostra o esgoto jorrando por um dos pontos de visita da rede e escorrendo para o leito do curso d’água. O vazamento ocorria próximo a uma ponte, nas proximidades do Ginásio Municipal.
Ele disse que estava sentido o odor do esgoto há alguns dias e resolveu investigar a origem. Relatou também suspeitar que haja mais vazamentos em outros pontos do riacho, pois sentiu o mesmo odor nas proximidades do Parque da Cidade.
Diante do vídeo e das informações do morador, a Agência Sertão entrou em contato com o escritório local da Embasa. A empresa enviou uma equipe ao local para identificar e corrigir o problema. Segundo o responsável pelo serviço, o extravasamento estava ocorrendo devido a uma obstrução na rede. Após acessar o local, a equipe realizou a remoção de uma quantidade de terra que impedia a passagem do esgoto.
Ainda segundo o escritório, a Embasa realiza vistoria periódica em toda a rede para identificar e interromper eventuais vazamentos, mais comuns após chuvas expressivas, como a que caiu na manhã da última terça-feira (12).
A Prefeitura de Guanambi informou que vai intensificar a fiscalização com a finalidade de notificar a Embasa para que trabalhe de forma preventiva a impedir a contaminação do leito do riacho com o esgoto captado dos imóveis.
O serviço de coleta e tratamento de esgoto é aplicado em cerca de 60% dos imóveis do perímetro urbano. A empresa cobra o equivalente a 80% do valor da conta de água para coletar, bombear e tratar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), e só assim devolver a esgoto tratado ao curso rio Carnaíba de Dentro, pouco abaixo do desague do riacho do Belém.
Embasa informou interrupção temporária no fornecimento de água
A Embasa emitiu um comunicado, na manhã desta quinta-feira (14), informando a interrupção no fornecimento de água em Guanambi, no distrito de Mutãs, em Pajeú do Vento e outras cidades da região.
O abastecimento ficará temporariamente interrompido na próxima sexta-feira (15), a partir das 8h. A previsão da Embasa é que o fornecimento seja gradativamente retomado às 21h do mesmo dia.
Os demais municípios que ficarão sem o abastecimento temporário são – Candiba, Matina e Palmas de Monte alto.
De acordo com a Embasa, a medida será necessária para manutenção preventiva de lavagem do reservatório da estação de bombeamento de água tratada – número 3, do sistema da Adutora do Algodão. A empresa recomenda a utilização criteriosa da água armazenada nos reservatórios domiciliares.