Anúncio
Meio Ambiente

Morador encontra vazamento de esgoto poluindo o riacho do Belém em Guanambi

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Na manhã desta quinta-feira (14), um morador do bairro Sandoval Moraes, em Guanambi, localizou e denunciou um vazamento na rede de esgoto da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), às margens do riacho do Belém. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o morador mostra o esgoto jorrando por um dos pontos de visita da rede e escorrendo para o leito do curso d’água. O vazamento ocorria próximo a uma ponte, nas proximidades do Ginásio Municipal.

Ele disse que estava sentido o odor do esgoto há alguns dias e resolveu investigar a origem. Relatou também suspeitar que haja mais vazamentos em outros pontos do riacho, pois sentiu o mesmo odor nas proximidades do Parque da Cidade.

Diante do vídeo e das informações do morador, a Agência Sertão entrou em contato com o escritório local da Embasa. A empresa enviou uma equipe ao local para identificar e corrigir o problema. Segundo o responsável pelo serviço, o extravasamento estava ocorrendo devido a uma obstrução na rede. Após acessar o local, a equipe realizou a remoção de uma quantidade de terra que impedia a passagem do esgoto.

Ainda segundo o escritório, a Embasa realiza vistoria periódica em toda a rede para identificar e interromper eventuais vazamentos, mais comuns após chuvas expressivas, como a que caiu na manhã da última terça-feira (12).

Vazamento foi interrompido após o trabalho de uma equipe da Embasa

A Prefeitura de Guanambi informou que vai intensificar a fiscalização com a finalidade de notificar a Embasa para que trabalhe de forma preventiva a impedir a contaminação do leito do riacho com o esgoto captado dos imóveis.

O serviço de coleta e tratamento de esgoto é aplicado em cerca de 60% dos imóveis do perímetro urbano. A empresa cobra o equivalente a 80% do valor da conta de água para coletar, bombear e tratar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), e só assim devolver a esgoto tratado ao curso rio Carnaíba de Dentro, pouco abaixo do desague do riacho do Belém.

Embasa informou interrupção temporária no fornecimento de água

Anúncio

A Embasa emitiu um comunicado, na manhã desta quinta-feira (14), informando a interrupção no fornecimento de água em Guanambi, no distrito de Mutãs, em Pajeú do Vento e outras cidades da região.

O abastecimento ficará temporariamente interrompido na próxima sexta-feira (15), a partir das 8h. A previsão da Embasa é que o fornecimento seja gradativamente retomado às 21h do mesmo dia.

Os demais municípios que ficarão sem o abastecimento temporário são – Candiba, Matina e Palmas de Monte alto.

De acordo com a Embasa, a medida será necessária para manutenção preventiva de lavagem do reservatório da estação de bombeamento de água tratada – número 3, do sistema da Adutora do Algodão. A empresa recomenda a utilização criteriosa da água armazenada nos reservatórios domiciliares.

 

Anúncio

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

53ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista foi lançada oficialmente

A Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) anunciou nesta quinta-feira (25), durante cerimônia de lançamento oficial…

Salvador e mais 90 municípios continuam em alerta laranja para chuvas intensas no fim de semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos…

Bahia adere a programa federal voltado à inclusão de pessoas com deficiência

Foi realizado nesta terça-feira (23), uma sessão solene que formaliza a adesão do estado da…

Bolsa Família e Auxílio Gás são pagos nesta sexta a beneficiários com NIS de final 8

Nesta sexta-feira (26) a Caixa Econômica Federal paga a parcela de abril do Bolsa Família…

Fóssil de espécie de caranguejo que viveu há 20 milhões de anos foi identificado no Brasil

O Museu de Ciências da Terra (MCTer) informou nesta quinta-feira (25) que em um estudo…

Canal de TV Digital chegará a 700 mil moradores de 19 cidades da Bahia

Foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira (25), pelo Ministério das Comunicações…