Região de Vitória da Conquista

Vitória da Conquista inclui trabalhadores da educação, transporte e segurança como prioritários para vacinação

Publicado por
Compartilhado

Trabalhadores da educação, do transporte coletivo, das forças de segurança (policiais) e salvamento (bombeiros) foram incluídos nos grupos preferenciais para a vacinação contra a Covid-19. Em Vitória da Conquista, estes profissionais receberão a vacina na segunda fase de aplicação, ainda sem previsão para ser iniciada.

As mudanças nos grupos prioritários foram anunciadas nesta segunda-feira (25), no site da prefeitura. Na semana passada, o Ministério da Saúde atualizou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. O novo documento traz o número previsto de pessoas nos grupos prioritários: 77,2 milhões.

A primeira versão detalhava as três primeiras fases da vacinação e a previsão era de vacinar 49,6 milhões de pessoas. Entretanto, nesta segunda versão o plano, o governo detalha apenas como será a primeira etapa de vacinação:

Segundo a prefeitura de Vitória da Conquista, com a expectativa do recebimento de mais remessas, a vacinação poderá ser ampliada para garantir o acesso às pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das fases já definidas pelo Ministério da Saúde. Os profissionais da educação, do transporte coletivo, de segurança pública e de salvamento, serão vacinadas no mesmo período em que as pessoas de 60 a 74 anos. Também serão vacinadas nesta fase os transplantados e as pessoas com comorbidade crônica e obesidade.

Também ocorreram mudanças na terceira fase, incluindo como prioritárias pessoas com deficiência severa; população em situação de rua; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e transporte rodoviário de carga.

A vacinação na cidade começou na última terça-feira (19) e está focada em imunizar os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à Covid, além dos idosos acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência (asilos e abrigos). Até esse sábado (23), já foram aplicadas 3.011 doses em pessoas desses grupos, que fazem parte da 1ª fase da campanha.

Até o momento Vitória da Conquista recebeu do Governo do Estado um primeiro lote com 4.040 doses da Coronavac, do Instituto Butantã, e o segundo lote com 3.280 da vacina de Oxford – contabilizando 7.320 doses de vacina contra a Covid-19. Ao todo, a Secretaria de Saúde estima que serão vacinadas em torno de 90 mil pessoas dos grupos prioritários das três primeiras fases.

Fases de vacinação em Vitória da Conquista

1ª fase: trabalhadores da saúde; população idosa a partir de 75 anos, ou acima de 60 que vivem em instituições de longa permanência; indígenas/ aldeados/povos e comunidades ribeirinhas e quilombolas.

2ª fase: pessoas de 60 a 74 anos; pessoas com comorbidade crônica, transplantados e obesidade; trabalhadores da educação; trabalhadores do transporte coletivo; força de segurança e salvamento.

3ª fase: pessoas com deficiência severa; população em situação de rua; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e transporte rodoviário de carga.

Veja o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 em Vitória da Conquista

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 25 de janeiro de 2021 16:14

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio