34.1 C
Guanambi
25.6 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista inclui trabalhadores da educação, transporte e segurança como prioritários para vacinação

Mais Lidas

Trabalhadores da educação, do transporte coletivo, das forças de segurança (policiais) e salvamento (bombeiros) foram incluídos nos grupos preferenciais para a vacinação contra a Covid-19. Em Vitória da Conquista, estes profissionais receberão a vacina na segunda fase de aplicação, ainda sem previsão para ser iniciada.

As mudanças nos grupos prioritários foram anunciadas nesta segunda-feira (25), no site da prefeitura. Na semana passada, o Ministério da Saúde atualizou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. O novo documento traz o número previsto de pessoas nos grupos prioritários: 77,2 milhões.

A primeira versão detalhava as três primeiras fases da vacinação e a previsão era de vacinar 49,6 milhões de pessoas. Entretanto, nesta segunda versão o plano, o governo detalha apenas como será a primeira etapa de vacinação:

Segundo a prefeitura de Vitória da Conquista, com a expectativa do recebimento de mais remessas, a vacinação poderá ser ampliada para garantir o acesso às pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das fases já definidas pelo Ministério da Saúde. Os profissionais da educação, do transporte coletivo, de segurança pública e de salvamento, serão vacinadas no mesmo período em que as pessoas de 60 a 74 anos. Também serão vacinadas nesta fase os transplantados e as pessoas com comorbidade crônica e obesidade.

Também ocorreram mudanças na terceira fase, incluindo como prioritárias pessoas com deficiência severa; população em situação de rua; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e transporte rodoviário de carga.

A vacinação na cidade começou na última terça-feira (19) e está focada em imunizar os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à Covid, além dos idosos acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência (asilos e abrigos). Até esse sábado (23), já foram aplicadas 3.011 doses em pessoas desses grupos, que fazem parte da 1ª fase da campanha.

Até o momento Vitória da Conquista recebeu do Governo do Estado um primeiro lote com 4.040 doses da Coronavac, do Instituto Butantã, e o segundo lote com 3.280 da vacina de Oxford – contabilizando 7.320 doses de vacina contra a Covid-19. Ao todo, a Secretaria de Saúde estima que serão vacinadas em torno de 90 mil pessoas dos grupos prioritários das três primeiras fases.

Fases de vacinação em Vitória da Conquista

1ª fase: trabalhadores da saúde; população idosa a partir de 75 anos, ou acima de 60 que vivem em instituições de longa permanência; indígenas/ aldeados/povos e comunidades ribeirinhas e quilombolas.

2ª fase: pessoas de 60 a 74 anos; pessoas com comorbidade crônica, transplantados e obesidade; trabalhadores da educação; trabalhadores do transporte coletivo; força de segurança e salvamento.

3ª fase: pessoas com deficiência severa; população em situação de rua; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e transporte rodoviário de carga.

Veja o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 em Vitória da Conquista

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas