A Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou o recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano de 2021. O contribuinte que escolher quitar em parcela única receberá 10% de desconto até o dia 12 de abril.
Também há a possibilidade de parcelar o valor em nove vezes, com o primeiro pagamento em abril e o último em dezembro. Neste caso, o contribuinte deve ficar atento à data de vencimento, pois o atraso irá gerar encargos.
A distribuição do carnê para pagamento já começou pela internet, na página de serviços do site oficial da da prefeitura. Para localizar o boleto, é necessário ir até o menu “Finanças”, na coluna ao lado direito das notícias. Ao clicar em “Impressão de DAM/IPTU”, o contribuinte precisa informar apenas o seu nome e o número de Inscrição Municipal do imóvel, disponível em qualquer carnê ou guia de anos anteriores.
Além disso, as guias para pagamento à vista também serão entregues, junto com o carnê de parcelamento, nos próprios imóveis. Por conta da pandemia, a recomendação é que os cidadãos priorizem uma dessas duas formas de acesso ao IPTU. Também é preferível optar, caso possível, pelo pagamento online, através dos aplicativos bancários.
Caso o contribuinte não tenha acesso à internet e não receba o IPTU em sua casa, é possível retirar sua guia ou carnê presencialmente. Para isso, basta se dirigir à Secretaria Municipal de Finanças, na sede da Prefeitura; ou no posto de atendimento da Prefeitura da Zona Oeste, localizado no Centro Cultural Glauber Rocha.
O secretário municipal de Finanças, Jonas Sala, lembra a importância coletiva de se manter em dia com o IPTU: “Além de ser obrigação legal, é um recurso totalmente destinado à cidade, à comunidade. É um imposto que você paga e vai ser revestido em ruas asfaltadas, escolas, postos de saúde, meio ambiente e iluminação; todos esses benefícios que você usufrui como cidadão são financiados pelo ITPU.”
Para quem está em débito com o Município, por conta de atrasos no pagamento do imposto, o secretário convida para vir até a Secretaria Municipal de Finanças para negociar e buscar maneiras de regularizar a situação.
Com informações da Secretaria de Comunicação