21.5 C
Guanambi
17.8 C
Vitória da Conquista

Guanambi teve saldo positivo de 100 novas vagas de emprego em 2020

Mais Lidas

A população do município de Guanambi conseguiu aumentar a formalidade de sua força de trabalho em 2020, mesmo com os efeitos negativos trazidos pela pandemia do coronavírus. No saldo dos doze meses do ano, 100 novas vagas de trabalho com carteira assinada foram criadas.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o ano terminou com um total de 9.890 trabalhadores formais no município. Foram mais admissões do que demissões no decorrer dos meses, 2.357 contra 2.257.

Saldo de empregos em Guanambi – Caged

Após saldo positivo de 68 postos em janeiro e fevereiro, o mês de março iniciou uma trajetória de aumento de demissões, durando até junho. Foram 195 postos a menos neste período e a recuperação começou em julho, quando foram criados 77 novos postos de trabalho.

Após nova queda em agosto, com o fechamento de mais 21 vagas, as contratações voltaram a ter saldo positivo em setembro, 69, outubro 38, e o ápice em novembro, 144 novas vagas. Já em dezembro as demissões superaram as admissões com o fechamento de 50 vagas.

Saldo de empregos em Guanambi por atividade – Caged

Comércio

O comércio foi o setor que mais demitiu durante os quatro primeiros meses da pandemia. Foram desligados 197 funcionários de março a junho. De julho a dezembro, houve reabertura de 135 vagas e o saldo dos doze meses foi de apenas uma vaga fechada.

Segundo o Caged, o comércio varejista, atacadista e de venda e reparação de veículos automotores e motocicletas emprega no momento 4.093 pessoas em Guanambi. O comércio varejista sozinho emprega 2.951 pessoas, enquanto 580 pessoas trabalham com vendas por atacado e 562 no ramo automotivo.

Serviços

O setor de serviços também conseguiu saldo positivo, com criação de 22 postos em 2020. A área da saúde foi o responsável pelo melhor desempenho, com abertura de 41 postos, assim como a área de transporte rodoviário de carga, que abriu 37 postos.

Por outro lado, o setor de alimentação e alojamento foram os mais afetados, fechando um total de 44 vagas de trabalho em bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e pousadas.

Construção Civil

O melhor saldo de vagas em 2020 foi do setor da construção civil, 76 no total. A área de obras de infraestrutura como construção de rodovias e obras urbanas abriu 134 vagas. Já as áreas de serviços especializados de construção e contração de edifício perderam juntas 54 postos de trabalho formal.

O setor de Agropecuária teve saldo negativo de cinco vagas em 2020.

Bahia e Brasil

A Bahia terminou o ano com saldo negativo de 5.307 postos de trabalho. O setor de serviços foi responsável pelos piores resultados, 8.784 postos fechados. A Bahia terminou o ano com saldo negativo de 5.307 postos de trabalho. O setor de serviços foi responsável pelos piores resultados, 8.784 postos fechados. Indústria, comércio e agropecuária tiveram saldos positivos.

Em todo o Brasil, apesar da forte queda nas vagas no início da pandemia, o ano terminou com saldo positivo de 142.690 vagas de emprego.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas