Guanambi acumulou 65 mm em mais de seis horas de chuva

A chuva rondou a cidade de Guanambi durante toda esta segunda-feira (8) e começou a cair com intensidade a partir das 17h, seguindo interruptamente até por volta das 23h, oscilando entre momentos mais fracos e mais intensos.

De acordo com o registro do pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro de Guanambi, o acumulado foi de 65 mm no período. Somando com a precipitação das chuvas que caíram desde a última quarta-feira (3), o mês de fevereiro acumula 160 mm.

Ao contrário do que ocorreu na qu arta-feira, quando choveu cerca de 50 mm em um intervalo de uma hora, a chuva desta segunda-feira foi mais distribuída e não causou tantos transtornos quanto a chuva anterior, quando a água da enxurrada subiu a calçada e invadiu casos e comércios em algumas vias

.

Os volumes registrados até aqui são considerados uma boa surpresa, já que as previsões de janeiro apontavam para pouca chuva no mês de fevereiro. Três fenômenos estão contribuindo para a intensidade das chuvas em boa parte do Nordeste Brasileiro. O principal é a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), conectada a uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), aliadas à formação de uma área de alta pressão atmosférica no Sul do país.

Três fenômenos contribuem para a formação de chuvas em boa parte do Nordeste.

Além disso, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) impediu ingresso de umidade sobre a região durante boa parte dos meses de dezembro e janeiro, bloqueio este que atuou até o início do mês de fevereiro.

A previsão é de que o tempo continue chuvoso em Guanambi e região até quarta-feira (10). Entre quinta-feira (11) e domingo (14), o tempo tende a ficar firme, mas pode voltar a chover a partir da próxima segunda-feira (15), se estendendo até por volta do dia 22.

O Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “Grande Perigo” por conta do risco de temporais intensos, válido até as 12h desta terça-feira (9). O alerta engloba todo o Espírito Santo, Centro e Norte de Minas e toda a área de divisa da Bahia.

Alerta do Inmet tem validade até às 12h desta terça-feira (9)

Desde o início da temporada chuvosa, em outubro, foram registrados até o momento cerca de 580 mm de chuva na cidade. Novembro foi o mês mais chuvoso, com acumulado de 216 mm, podendo ser superado por fevereiro, caso as previsões se confirmem. Na temporada chuvosa passada, o volume registrado foi de cerca de 800 mm, passando de 1.000 mm em algumas regiões de serra.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile