Região de Guanambi

Prefeitura de Guanambi estuda medidas mais restritivas para conter coronavírus

Publicado por
Compartilhado

A Prefeitura de Guanambi vai editar outro decreto com medidas mais restritivas para conter o avanço da Covid-19 no município. Segundo apurado pela Agência Sertão, a gestão ainda está avaliando as recomendações do Comitê de Enfrentamento para publicar a nova regulamentação.

As medidas devem tornar mais rigorosos os protocolos para funcionamento de bares e restaurantes. Academias de ginástica também devem ter que atender a novas normas para continuar funcionando. O novo decreto deve ser publicado até o fim desta semana.

As recomendação para aumentar as restrições contra aglomerações são para evitar um possível colapso na disponibilidade de atendimento médico, uma vez que é crescente o número de pacientes internados por conta das complicações da doença. As restrições visam também evitar uma possível chegada e proliferação de novas variantes da doença após a volta dos que viajaram no Carnaval. Estas cepas já estão presentes em algumas regiões da Bahia.

Segundo o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (15), 123 pacientes estão com o vírus ativo, dos quais, 16 estão internados em unidades de saúde de Guanambi, Salvador e Vitória da Conquista. Desde o início da pandemia, o município registra 3.385 casos e 21 óbitos de pacientes com o coronavírus.

A Prefeitura informou que tem aumentado a fiscalização contra aglomerações, ampliando as equipes da Vigilância Sanitária e contando com o apoio da Polícia Militar nas operações. Mesmo assim, existe a preocupação do aumento exponencial do número de casos e da necessidade de internação de pacientes.

O Governo Estadual também pode tomar medidas restritivas nos próximos dias. Em entrevista ao Bahia Meio Dia desta terça-feira (16), o governador Rui Costa afirmou que não descarta a possibilidade de decretar toque de recolher em todo o Estado. A medida foi usada pontualmente em alguns municípios no meio do ano passado, durante o primeiro pico da doença no Estado. A restrição consiste basicamente em proibir a circulação de pessoas nas ruas a partir de determina hora da noite para evitar aglomerações.

“Nós vamos, sim, adotar medidas restritivas para outras atividades e, inclusive, analiso a possibilidade, se mantiver ao longo dessa semana essas mesmas taxas, de implementarmos o toque de recolher em todo o estado da Bahia para evitar o pior”, afirmou Rui.

Decreto em vigor

Na última terça-feira (9), a Prefeitura editou o primeiro decreto com medidas mais restritivas. As determinações afetaram o funcionamento do setor de alimentação, limitando o atendimento até as 21h, exceto os serviços de entrega, permitidos em qualquer horário.

Os cultos e manifestações religiosas também tiveram que limitar o público a 50 pessoas simultaneamente. Já os clubes sociais tiveram o funcionamento suspenso e ficou proibida a realização de atividades desportistas nos equipamentos públicos e privados no município. Todas estas medidas têm validade até o dia 23 de fevereiro.

Vacinação

Segundo atualização mais recente da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), das 3.465 doses de vacinas enviadas a Guanambi, 3.401 foram aplicadas. O total de pessoas vacinadas com a primeira dose corresponde a menos da metade da população inserida no grupo prioritário, incluindo profissionais de saúde, idosos em instituição de longa permanência e idosos com mais de 75 anos.

As primeiras doses foram suficientes apenas para vacinar os profissionais de saúde e os idosos acima  de 87 anos. A aplicação da segunda dose começa esta semana e já está garantida a todos que tomaram a primeira dose. No entanto, ainda não há previsão para a chegada de mais vacinas no município para continuar a vacinação dos demais idosos ainda não vacinados.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 16 de fevereiro de 2021 16:58

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio