A Coordenação de Transporte Público da Prefeitura de Vitória da Conquista informou nesta sexta-feira (19) mudanças no horário dos ônibus coletivos. As alterações acontecem em razão das medidas de restrição de circulação noturna, impostas pelos decretos estaduais e referendada por um decreto municipal.
O comunicado reforça que a partir das 22 horas, estará suspensa toda locomoção ou permanência em vias, equipamentos, locais e praças públicas. Os veículos do transporte coletivo devem encerrar as atividades às 22h30, horário em que já devem estar na garagem. Por isso, orienta-se que os passageiros façam a sua última viagem com antecedência. Os veículos voltam a circular às 5 da manhã.
O funcionamento dos terminais rodoviários, metroviários e aeroviários, bem como o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização destas atividades fins; os serviços de limpeza pública e manutenção urbana; os serviços delivery de farmácia e medicamentos; e as atividades profissionais de transporte privado de passageiros poderão funciona das 22h às 5h.
Os estabelecimentos comerciais e de serviços da cidade deverão encerrar o funcionamento até as 21h30 para que haja tempo suficiente dos colaboradores se deslocarem até às suas residências.
A tabela de itinerários e horários dos ônibus em Vitória da Conquista com as alterações foi disponibilizada pela coordenação.
Licitação de novas empresas
A Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou nos últimos dias o processo de licitação para contratação das novas empresas de ônibus que operarão o sistema de transporte coletivo urbano. Dois decretos foram publicados na edição do Diário Oficial do Município do último dia 12.
Um dos decretos justifica a concessão do transporte público municipal, a concessão para prestação do serviço regular de transporte coletivo de passageiros por ônibus. Já o segundo decreto instituiu a Comissão Especial de Licitação para atuar no processo licitatório que irá escolher as empresas que irão executar o serviço. A concessão deverá ter validade de 10 anos.
Atualmente, o serviço de transporte coletivo em Vitória da Conquista funciona por meio de contratação emergencial, após duas empresas que operavam o sistema terem seus contratos suspensos.