O governador Rui Costa (PT) prorrogou até às 5h, quarta-feira (3), o decreto de lockdown parcial em vigor desde sexta-feira (26) em toda da Bahia. Nas regiões Oeste, Norte e Noroeste, as medidas não incluem o fechamento das atividades consideradas não essenciais.
O governador informou que foram registrados 320 óbitos no estado nos últimos três dias e que os hospitais privados estão superlotados. Já a rede pública está próxima ao colapso devido à grande demanda por regulação de leitos.
“As medidas contra o #coronavírus funcionaram neste fim de semana, mas vamos precisar manter para salvar vidas em toda a Bahia. Nas últimas 24h, foram 90 mortes por Covid-19 em nosso estado. Temos 83% de ocupação de leitos de UTI e mais de 20,5 mil casos ativos da doença”, disse Rui nas redes sociais.
Veja o que pode e o que não pode funcionar durante a vigência do decreto
As medidas contra o #coronavírus funcionaram neste fim de semana, mas vamos precisar manter para salvar vidas em toda a Bahia. Nas últimas 24h, foram 90 mortes por Covid-19 em nosso estado. Temos 83% de ocupação de leitos de UTI e mais de 20,5 mil casos ativos da doença. pic.twitter.com/eHLDBS6axV
— Rui Costa (@costa_rui) February 28, 2021
Após a publicação do governador, a taxa de ocupação continuou subindo e chegou a 84%, maior desde o início da pandemia. Dos 1.135 leitos de UTI disponibilizados, 957 estão ocupados.
A principais restrição do decreto prorrogado se referem ao fechamento dos serviços considerados não essenciais e à proibição da venda de bebidas alcoólicas em todo o território baiano durante o fim de semana.