Em reunião entre o governador Rui Costa (PT) e prefeitos dos municípios integrantes do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista, ficou acordado o retorno do funcionamento das atividades econômicas consideradas não essenciais no município.
Segundo nota publicada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, os municípios da região Sudoeste poderão retomar estes serviços a partir das 5h desta quarta-feira (3), até esta sexta-feira (5).
Já o toque de recolher permanece em vigor a partir das 20h. No fim de semana, somente os serviços essenciais ficarão abertos. O decreto com a prorrogação foi publicado na edição desta quarta-feira (3), do Diário Oficial do Estado (DOE). A medida fica em vigor até 1º de abril.
Os bares e restaurantes poderão atender clientes até 18 horas, quando devem fechar as portas. Já os serviços de delivery estão autorizados a funcionar até meia noite.
Sheila Lemos, prefeita em exercício de Vitória da Conquista, disse que o Governo do Estado vai editar este novo decreto ainda nesta terça-feira (2). “Logo mais, o Governo do Estado deve editar um novo decreto, e nós devemos seguir esse decreto. E eu faço um apelo a todos os conquistenses: vamos seguir todos os protocolos. Não saia nas ruas sem as máscaras, higienize suas mãos e não faça aglomeração de forma alguma. Juntos, venceremos esse vírus.”
A subsecretária estadual de Saúde, Tereza Paim, também participou da reunião. Ela apresentou o panorama da Covid-19 na Bahia. O estado está com 83% dos leitos de UTIs ocupados, e com cerca de 250 pacientes aguardando transferência nas últimas 24 horas. A taxa de ocupação dos leitos de UTI na região de Vitória da Conquista é de 87%.
Guanambi continua com atividades fechadas
Continua vigorando em Guanambi o decreto municipal que suspende o funcionamento das atividades não essenciais. A medida vale até 8 de março em todo o município e inclui a proibição da venda de bebidas alcoólicas. (veja o que pode e o que não pode em Guanambi)
Salvador e RMS
Em Salvador e Região Metropolitana, os prefeitos decidiram junto com o governo do Estado em prorrogar as medidas, ficando portanto, mantido o fechamento das atividades não essenciais.
O prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou a medida nas redes sociais e justificou que os números da pandemia não cederam nos últimos dias.
Estamos vivendo um pré-colapso no sistema de saúde e, infelizmente, os números da pandemia não cederam nos últimos dias. Por isso, estamos prorrogando todas as medidas restritivas que já estão em vigor até 5 horas da manhã de segunda-feira (8/03). pic.twitter.com/dYG3kQpWwH
— Bruno Reis (@brunoreisba) March 2, 2021
Informações em relação a validade das medias em outras regiões ainda não foram divulgadas pelo Governo.