16.4 C
Guanambi
12.4 C
Vitória da Conquista

Embarcação da Marinha afunda parcialmente no rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa

- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -




A principal embarcação ancorada no rio São Francisco, no trecho do município de Bom Jesus da Lapa, está sob perigo. Nesta quarta-feira (10), militares da Agência da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil trabalhavam para tentar salvar a lancha Agência Escola Flutuante Saldanha Marinho (AgEFlut Saldanha).

As imagens foram registradas pela TV Lapa Digital e mostram a popa da embarcação submersa nas águas do Velho Chico. No momento da gravação do vídeo, profissionais da Marinha navegavam em uma embarcação menor, avaliando os danos da AgEFlut.

Segundo o repórter Eniédson Ferreira, responsável por registrar as imagens e narrar o fato, a embarcação possui valor histórico para a população ribeirinha da região de Bom Jesus da Lapa, pois é a mais importante em navegação em todo o Médio São Francisco. No vídeo, ele pede que as autoridades tomem providências para evitar o afundamento da lancha.

A Agência Sertão procurou a Agência da Capitania dos Portos de Bom Jesus da Lapa e o setor de comunicação social do Comando do 2º Distrito Naval para saber as causas do incidente e as medidas que estão sendo tomadas para evitar o afundamento total da lancha.

Em nota, a Marinha informou que a popa da Agência Escola Flutuante (AgEFlut) Saldanha Marinho foi parcialmente alagada, aparentemente, após o desmoronamento de pequena parte da margem do rio São Francisco, onde encontrava atracada. O barranco cedeu como resultado de erosão provocada pela vazante do rio, o que favoreceu a rápida entrada de água.




De acordo com dados da Agência Nacional de Água (ANA), o nível do rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa está bastante cheio. Nesta quarta-feira (10), o nível era de 5,46 metros. No início do mês, o nível chegou a 6,85 metros.

O 2º Distrito informou também que a Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa, utilizando cabos de aço, reforçou a amarração da embarcação, encontrando-se em curso os procedimentos para a reflutuação nos próximos dias.

A Marinha também informou que, desde que foi restaurada, em janeiro de 2020, a AgEFlut Saldanha apresentou plena capacidade de navegação no Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa.

A embarcação que é considerada uma das atrações do Rio São Francisco, foi adquirida e incorporada à Marinha do Brasil em 1993, sendo utilizada, inicialmente, para realização de Inspeção Naval e representação da Marinha; posteriormente, passou a ser empregada nas ações itinerantes voltadas ao Ensino Profissional Marítimo e de Segurança do Tráfego Aquaviário, em locais de acesso exclusivamente fluvial.

Em abril de 2020, a Agência Escola Flutuante foi estabelecida como Organização Militar sem autonomia, subordinada à Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa.




A lancha ficou cerca de cinco anos parada e sua volta à navegação no rio São Francisco ocorreu na procissão de São Sebastião, na localidade de Boa Vista, no município de Serra do Ramalho.

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -