Região de Bom Jesus da Lapa

Marinha tenta resgatar AgEFlut Saldanha Marinho de afundamento no rio São Francisco

Publicado por
Compartilhado

Agentes da Capitania dos Portos de Bom Jesus da Lapa e do 2º Distrito Naval iniciaram o trabalho de resgate e reflutação da Agência Escola Flutuante Saldanha Marinho (AgEFlut Saldanha). Segundo a Marina do Brasil, a embarcação ficou parcialmente alagada após sofrer avarias causadas pelo desmoronamento de pequena parte da margem do rio São Francisco, onde encontrava atracada.

Os trabalhos para tentar salvar a AgEFlut começaram no meio da semana, quando o problema foi identificado. A lancha foi presa por cabos de aço para evitar o seu total afundamento. Neste sábado (13), os militares usavam uma retroescavadeira embarcada em uma balsa para ajudar no trabalho de reflutação. A balsa veio cedida por uma fazenda localizada no distrito de Porto Novo, no município de Santana.

Anúncio

O repórter Eniédson Ferreira, da TV Lapa Digital, acompanhou parte do trabalho pela ponte Gercino Coelho. Ele disse que estava preocupado com o vazamento de óleo na embarcação, ancorada há poucos metros da bomba de captação da água usada para o abastecimento do município. No entanto, ele foi informado pelo comando da Capitania dos Portos que o tanque, com capacidade de cerca de 2.500 litros, está vazio.

O comunicador disse ainda que notou a embarcação mais inclinada em relação a última quarta-feira (10) e que teme pelo risco dela virar e dificultar ainda mais seu resgate, ou naufragar de vez. Os trabalhos para tentar salvar a lancha deve seguir pelos próximos dias.

Importância Histórica

A Agência Escola Flutuante Saldanha Marinho é considera uma das principais embarcações em operação no rio São Francisco, no trecho de Bom Jesus da Lapa.

Segundo a Marinha, desde que foi restaurada, em janeiro de 2020, a AgEFlut Saldanha Marinho apresentou plena capacidade de navegação no Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa.

A embarcação que é considerada uma das atrações do Rio São Francisco, foi adquirida e incorporada à Marinha do Brasil em 1993, sendo utilizada, inicialmente, para realização de Inspeção Naval e representação da Marinha; posteriormente, passou a ser empregada nas ações itinerantes voltadas ao Ensino Profissional Marítimo e de Segurança do Tráfego Aquaviário, em locais de acesso exclusivamente fluvial.

Em abril de 2020, a Agência Escola Flutuante foi estabelecida como Organização Militar sem autonomia, subordinada à Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa.

A lancha ficou cerca de cinco anos parada e sua volta à navegação no rio São Francisco ocorreu na procissão de São Sebastião, na localidade de Boa Vista, no município de Serra do Ramalho.

 

 

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 14 de março de 2021 08:39

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio