Bahia

Comandante da PM prestou esclarecimento após morte de policial que atirou contra colegas

Publicado por
Compartilhado

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (29), o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho prestou esclarecimentos sobre a ação da PM de contenção que terminou na morte do soldado Wesley Soares Góes, no Farol da Barra, em Salvador. A coletiva aconteceu na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Wesley se dirigiu ao local da ocorrência por volta das 14h desde domingo, aparentando um quadro de surto psicótico. Vestido de farda e colete a prova de balas e armado com pistolas e um fuzil,  ele começou a atirar para o alto. No final da tarde, após mais de três horas de negociação, o soldado atirou na direção dos colegas de farda que revidaram. Segundo o comandante, ele colocou em risco a vida dos colegas e também dos moradores da região da Barra.

Após o disparo na direção dos policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Wesley foi alvejado por vários tiros. Caído, ele foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo a SSP, ele morreu no final da noite.

O coronel Coutinho disse ainda que foram utilizados recursos de uso progressivo da força, no momento da atuação. “A situação não permitia, inclusive pela distância, a utilização de uma pistola de condicionamento. A tropa estava sendo atacada com uma arma de guerra, um fuzil. Efetivamente, é um potencial de letalidade grande. As ações foram desencadeadas com o objetivo de retirá-lo do enfrentamento”. O coronel informou também que a PM possui equipe de psicólogos para atender a tropa. “Temos uma equipe de psicólogos e fomos reforçados, recentemente, com 20 psicólogos clínicos para atendimento de policiais militares em todo o estado”.

O coronel Coutinho destacou ainda que a instituição está prestando todo o apoio à família de Wesley. “Um policial militar que não apresentava problemas de comportamento, não deu sinais em qualquer momento de distúrbios, trabalhava em Itacaré, assumiu o serviço ontem [domingo, dia 28] pela manhã em Itacaré e dirigiu-se ao Farol da Barra, armado, pra fazer aquela situação que nós nos envolvemos como ocorrência crítica, no veículo dele próprio. Trouxemos, inclusive, uma irmã dele, no helicóptero da corporação, em uma tentativa de negociação para encerrar aquela situação”, revelou o comandante-geral.

A morte do policial gerou mobilização de muitos policiais na porta do HGE. Eles entoavam palavras de ordem e ameaçavam deflagrar uma greve da categoria. Na manhã desta segunda-feira, uma nova manifestação foi realizada no Farol da Barra. O movimento foi convocado pela Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia.

Esta postagem foi publicada em 29 de março de 2021 12:24

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Reunião em Guanambi discutiu estratégias para o Parque Estadual da Serra dos Montes Altos

Em uma reunião realizada nesta terça-feira, 30 de abril, na sede do Instituto do Meio…

30 de abril de 2024

Prefeitura abriu concurso com salários de até R$ 4,6 mil na Bahia

A Prefeitura de Lafaiete Coutinho, município localizado na Região de Jequié, abriu um concurso público…

30 de abril de 2024

Rede PagueMenos oferta vagas emprego em Brumado, Guanambi, Salvador, Vitória da Conquista e outras cidades

A Rede Farmácia Pague Menos e Extrafarma, segunda maior empresa varejista de produtos farmacêuticos do…

30 de abril de 2024

Prosegur seleciona para vagas de emprego em Feira de Santana, Juazeiro, Salvador e outras cidades

A empresa de transporte de valores e segurança Prosegur está ofercendo vagas de emprego em…

30 de abril de 2024

Concursos da Prefeitura de Montes Claros ofertam mais de 4 mil vagas

A Prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, está com dois concursos públicos…

30 de abril de 2024

ANTT aprovou construção de ponte ferroviária de 1,6 km entre dois estados

O projeto executivo para construção de uma nova ponte ferroviária foi aprovado pela Agência Nacional…

30 de abril de 2024