ANTT aprovou construção de ponte ferroviária de 1,6 km entre dois estados

O projeto executivo para construção de uma nova ponte ferroviária foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A obra será executada sobre o Rio Araguaia e faz parte da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO).

A aprovação aconteceu nesta terça-feira, 30 de abril, durante a 981ª Reunião de Diretoria (Redir) do órgão. A análise ocorreu sob relatoria do diretor Luciano Lourenço e análise técnica da Superintendência de Transporte Ferroviário (SUFER), o documento foi aprovado por unamidade pela diretoria colegiada.

O projeto faz parte das obrigações da Concessionária Vale S.A no âmbito do processo de prorrogação do Contrato de Concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que vinculou à concessionária, com fundamento na Lei nº 13.448, de 5 de junho de 2017, a construção do subtrecho Mara Rosa/GO – Água Boa/MT da FICO (Ferrovia EF-354), como parte das suas obrigações em razão da prorrogação antecipada.

A ponte conecta de Aruanã, em Goiás, ao município de Cocalinho, no Mato Grosso.  na ferrovia que abrange aproximadamente 365 quilômetros e atravessa onze municípios. O Projeto Executivo faz parte do Pacote 7 do Lote 2 desse subtrecho da FICO, entre o km 226+786,857 e o km 228+400,987.

De acordo com a ANTT, a ponte é considerada um marco expressivo no âmbito das obrigações de construção do subtrecho. Trata-se de ponte ferroviária em via, com extensão aproximada de 1.600m de extensão, distribuída em um trecho principal com estrutura, em balanços sucessivos, que contempla o vão central com extensão de 140m, destinado a segmento navegável, e trechos adjacentes, compostos por mais 40 vãos.

Ainda segundo o órgão, a análise, conduzida em conformidade com a Resolução ANTT nº 5.956, de 2 de dezembro de 2021, teve como objetivo avaliar a adequação formal e o mérito dos elementos do Projeto Executivo apresentado pela Vale.

Após a avaliação e considerando sua conformidade com as normas estabelecidas, a Agência concluiu favoravelmente pela aprovação do Projeto Executivo da Ponte sobre o Rio Araguaia, passo fundamental para o avanço do projeto e cumprimento das obrigações contratuais estabelecidas para a expansão da infraestrutura ferroviária na região.

“Nossa decisão representa um importante marco no desenvolvimento da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste e no fortalecimento da malha ferroviária nacional, contribuindo para a integração econômica e o desenvolvimento regional e nacional”, destacou o diretor e relator do processo, Luciano Lourenço.

Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico)

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) é uma das grandes promessas para o transporte de cargas no Brasil, ligando as produtivas regiões do Centro-Oeste à Ferrovia Norte Sul e, consequentemente, aos portos estratégicos de Santos e São Luís, o que vai promover integração nacional e desenvolver ainda mais a economia do país.

As obras da alça de ligação da Dico com a Ferrovia Norte-Sul, que já está em operação no Tramo Central, na altura de Mara Rosa/GO, estão bem adiantadas e em breve permitirão a instalação de trilhos, o que promoverá o carregamento de materiais para o avanço das obras com maior eficiência logística. Também estão em andamento as obras de infraestrutura no pacote 3, entre os km 80 a 104, próximo a Santa Terezinha de Goiás.

No âmbito da engenharia, os pacotes de projetos avançam de acordo com o cronograma estabelecido.

Veja também: Contrato de R$ 365,2 milhões para continuidade das obras da Fiol na Região de Guanambi…

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile