Pelo 5º semestre consecutivo, os policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM) receberam o Prêmio por Desempenho Policial (PDP), pago pelo Governo do Estado da Bahia em virtude de terem alcançado as metas pré-estabelecidas de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no 2º semestre de 2020.
Os pagamentos serão realizados no próximo dia 17, nas contas dos servidores e os valores pagos variam entre R$ 371 e R$ 1,8 mil por pessoa. No total, mais de 13 mil policiais militares, civis e técnicos serão contemplados na Bahia.
Comparando os dois semestres que garantiram o prêmio aos policiais do 17º BPM, houve uma redução de 8 homicídios em Guanambi. Segundo a instituição, no 2º semestre de 2019 (junho a dezembro), foram registrados 13 assassinatos em Guanambi, e no 2º semestre de 2020 houve o registro de 5 homicídios no município.
Além dessa redução histórica na cidade de Guanambi nos últimos 10 anos, o ano de 2020 foi marcado por uma redução em torno de 66,7% em relação ao ano de 2019 (a maior redução percentual entre os municípios com mais de 50 mil habitantes de todo o Estado da Bahia).
A meta do 17º BPM no ano de 2021, é superar a redução dos crimes de 2020 através de um trabalho de planejamento operacional eficiente, um controle da atuação das facções criminosas através do Setor de Inteligência e uma repressão qualificada por parte do policiamento ostensivo.
94ª CIPM de Caetité
A 94ª CIPM de Caetité, que compõe a 38ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP 38) também foi contemplada com o PDP e receberá o prêmio no próximo dia 17.
As cidades de cobertura da AISP 38 são – região de Guanambi – Matina, Sebastião Laranjeiras, Palmas de Monte Alto, Candiba, Pindaí, Urandi, Iuiú, Malhada e Carinhanha. Região de Caetité – Caculé, Ibiassucê, Lagoa Real e Licínio de Almeida.