A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi emitiu nota informativa nesta segunda-feira (17), informando que o esportista e radialista Vivaldo Gomes, conhecido como Pacheco, foi mais uma vítima da Covid-19 no município. Ele morreu no dia 23 de janeiro, no Hospital Geral de Guanambi (HGG) e foi sepultado no dia seguinte segundo os protocolos de segurança.
À época do óbito, um exame laboratorial constatou que Pacheco testou negativo para o coronavírus. No entanto, quase quatro meses após o falecimento, uma investigação da Divisão de Vigilância Epidemiológica – Sistema de Informação sobre Mortalidade (DIVEP-SIM), da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), confirmou que a causa da morte foi a Covid-19.
A conclusão foi baseada na análise de exames de imagem. Em relação ao resultado negativo, a hipótese levantada é de que o material foi colhido após o período de incubação do vírus.
Com isso, Guanambi agora registra 76 mortes relacionadas à Covid-19. Em 2021 foram 61 óbitos, 80,2% do total registrado até o momento no município.
Com mais 38 registros nesta segunda-feira, Guanambi chegou à marca de 7.005 casos da Covid-19, com 242 ativos e 32 pacientes internados. Ainda restam 296 pacientes com suspeita do doença aguardando o resultado dos exames laboratoriais.
Ainda nesta segunda-feira, a prefeitura editou um novo decreto prorrogado as medidas restritivas no município.