Nove policiais do 17º Batalhão (17º BPM) da Polícia Militar de Guanambi foram promovidos ao posto de sargento no último dia 10. A solenidade aconteceu de forma virtual, devido a pandemia de Covid-19.
Os promovidos foram – 1° SGT PM Daniel, 1° SGT PM Machado, 1° SGT PM Janete, 1° SGT PM Vera, 1° SGT PM Adriana, 1° SGT PM Robson, 1° SGT PM Calado, 1° SGT PM Silvio Mello e 1° SGT PM Vanderlei.
O comando do 17º BPM parabenizou os contemplados em sua rede social Facebook – “É com muita satisfação que parabenizamos a todos pela merecida promoção e desejamos, em nome de todo o efetivo, que continuem trilhando uma carreira de honra, coragem, força, honestidade, garra e dedicação, como sempre foram até aqui”.
Reformulação de lei de promoções
A promoção de soldado para sargento, na Polícia Militar da Bahia (PMBA), que demorava em média 15 anos, poderá acontecer de forma mais rápida com a reformulação da lei de promoções anunciada pelo governador Rui Costa, no dia 20 de abril deste ano, que institui o Curso de Formação de Sargentos (CFS). O projeto de lei que estabelece as novas regras também trata de outras promoções e será enviado para aprovação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Ao todo, entre sargentos e outras patentes, estão previstas 3.256 promoções apenas para o ano de 2021. Dentro do quadro dos cursos para oficiais há projeção para um total de 76 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 2021 e 100 vagas por ano até 2024, sendo dividido em 50 vagas no primeiro semestre e 50 vagas no segundo semestre. Já para o Curso de Formação de Oficiais Auxiliares (CFOA), estão previstas 80 vagas para 2021, sendo a mesma quantidade de vagas por ano até 2024.
A promoção da carreira de praças pode resultar em ganhos salariais para os policiais e bombeiros militares, que variam conforme a sua patente. Um soldado quando é promovido a cabo, por exemplo, tem ganho salarial aproximado de 6%. Já quando sai de cabo para sargento, o ganho é de 8,37%; e, de 1º sargento para subtenente, chega a 7,25%. Quando é promovido de subtenente a 1° tenente, o policial ou bombeiro militar tem ganho salarial médio de 30%. A promoção de oficiais também resulta em importantes ganhos salariais para os policiais e bombeiros militares. Quando promovido de 1º tenente para capitão, o salto salarial chega a 20,20%. Já de capitão para major, o ganho é de 19,96%.