23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

CREIO de Guanambi lança cartilha para auxiliar pais no acompanhamento escolar

Mais Lidas

A Secretaria de Educação de Guanambi, por meio do Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional (CREIO), divulgou a cartilha com estratégias para crianças e adolescentes com deficiências e suas famílias no acompanhamento escolar em casa durante período de pandemia.

Dentre as principais orientações, estão:

– Ser criativo, amoroso e desenvolver as atividades juntamente com a criança;

– Criar rotina para filho e deixar fixado em local que ambos possam sempre ler o que está programado na rotina do dia ou da semana;

– Escolher um lugar em que a criança deverá estudar e brincar e mantê-lo até o final;

– Estabelecer tempo para a aprendizagem e para a diversão;

– Estimular a criança por meio do lúdico;

– Certificar-se de que o filho dará conta de realizar as atividades propostas pela escola (sem duras cobranças);

– Se não se sentir seguro em aplicar atividades, ou não souber como fazer, solicite à escola sugestões ou o plano educacional individualizado;

– Aproveitar os momentos em família para brincar e estimular de forma leve e divertida para todos.

De acordo com Bruna Oliveira, coordenadora do CREIO Guanambi, saber lidar com crianças e adolescentes com deficiências em tempos de pandemia, é fundamental para o desenvolvimento delas. “Temos percebido uma série de mudanças na rotina das famílias devido a pandemia do novo coronavírus, principalmente em função da recomendação de ficar em casa. Temos notado que além do estresse normal que o momento gera devido ao sentimento de insegurança, medo de ser acometido pela doença, dúvidas quanto a duração desse vírus, as famílias também enfrentam um desafio a mais que é saber lidar com as crianças e adolescentes em casa, principalmente, com os filhos com deficiência. Por isso, pensando nessas dificuldades, a equipe do CREIO elaborou uma cartilha com dicas que podem auxiliar pais e até mesmo professores para lidar com os desafios desse momento da melhor maneira possível”, concluiu Bruna.

A cartilha traz exemplos de rotina e estratégias para crianças com deficiência visual, auditiva, física, intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, fala sobre a importância de atividades e brincadeiras adaptadas.

O material está disponível para pais, responsáveis e profissionais da educação por meio das unidades escolares.

*Com informações da Ascom-PMG

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas